há 4 horas
EPR Litoral Pioneiro

As rodovias sob concessão da EPR Litoral Pioneiro terão uma nova forma de pesar os veículos pesados que trafegam em suas pistas. Serão cinco novos pontos de pesagem dinâmica com o sistema HS-WIM (High Speed Weigh-in-Motion), sistema moderno que tornará o fluxo pelas rodovias mais seguro e eficiente.
As novas balanças irão funcionar em pontos estratégicos das rodovias BR-277, BR-369 e PR-151. As obras já estão em andamento e envolvem tecnologia avançada: sensores instalados em pórticos e na pista que farão a pesagem dos veículos durante o trajeto. Com as novas balanças, os caminhões que passam pelas rodovias não precisarão realizar desvios nem terão aumento no tempo das viagens com paradas para o procedimento de pesagem.
“Esta é mais uma importante tecnologia empregada em prol da eficiência e da sustentabilidade das rodovias. Além da agilidade na pesagem, as balanças também têm impacto direto na segurança dos motoristas, uma vez que os caminhões flagrados acima do peso serão identificados e estarão sujeitos a multa pela ANTT, sendo impedidos de circular até que regularizem a questão de sua carga”, afirma o diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira.
A tecnologia HS-WIM foi homologada a partir de um meticuloso processo regulatório da Agência Nacional de Transportes Terrestres, com apoio do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O objetivo foi garantir total legalidade às autuações realizadas pelas novas balanças.
O excesso de peso é considerado pelas autoridades de fiscalização como um dos causadores de acidentes em rodovias, principalmente nos trechos de serra. “Outro fator que também é impactado por caminhões que estão acima do peso é o pavimento das estradas, que sofrem maior desgaste quando não se tem a fiscalização. Com as cinco novas estruturas, as rodovias administradas pela EPR Litoral Pioneiro estarão bem cobertas com balanças, evitando que veículos com excesso deteriorem as pistas, levando mais segurança a todos”, destaca Moreira.
Balanças de pesagem em movimento
BR-277
km 18,510 – sentido Curitiba
km 62,300 – sentido Paranaguá
BR-369
km 10+200 – ambos os sentidos
PR-151
km 263,170 – sentido Sengés
km 263+300 – sentido Ponta Grossa
Obras e desvio no fluxo
As balanças estarão sinalizadas e contarão com duas estruturas. Um primeiro pórtico com 5,5 metros de altura servirá para indicar o tamanho máximo dos caminhões, garantindo que os veículos passem pelos sensores nas dimensões adequadas, sem danos à estrutura principal – também com 5,5 metros de altura.
Além da instalação dos pórticos, equipes da concessionária realizam ainda o reforço do pavimento nos trechos onde irão funcionar as novas balanças. Durante o trabalho, uma faixa da rodovia ficará temporariamente interditada para a aplicação de novas camadas de asfalto. O único ponto em que será necessária a interdição 24 horas de faixa é o km 62,300 da BR-277, da pista sentido Paranaguá, em São José dos Pinhais. O trecho receberá reciclagem do pavimento.
A interdição de faixas durante o trabalho no pavimento pode gerar lentidão nos trechos em obras. Por isso, é importante que os motoristas programem suas viagens pelas rodovias. O número 0800 277 0153 está à disposição dos usuários para informações e acionamentos em caso de emergência. A concessionária reforça ainda a orientação para que seja respeitada a sinalização extra empregada nos pontos.
Rodovias sustentáveis
A instalação das balanças HS-WIM da BR-277 faz parte do projeto Conexão Litoral, iniciativa sustentável da EPR Litoral Pioneiro em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O projeto irá transformar a rodovia entre Curitiba e Paranaguá no primeiro corredor logístico sustentável do Brasil a partir de uma série de investimentos com foco em sustentabilidade, inovação e tecnologia, com ações que consideram as atuais condições ambientais aliadas a soluções modernas de infraestrutura.