há 2 horas
Assessoria

Limpeza de rios, orientações para moradores de comunidades vulneráveis, doações de diferentes materiais e até mesmo a distribuição de copos de água gelada em eventos. Prestes a completar 63 anos de história, nesta sexta-feira (23), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vê crescer o envolvimento de seus empregados em ações voluntárias. A adesão ao Programa de Voluntariado cresceu 30% em 2025. O ano foi marcado por iniciativas de responsabilidade socioambiental e parcerias estratégicas com diversas instituições, envolvendo saneparianos em todo o Paraná.
“Este movimento tem gerado impactos profundos tanto na comunidade quanto para a imagem da empresa. As iniciativas dos nossos voluntários têm levado esperança e soluções práticas para quem mais precisa. Seja através de mentorias, doações ou trabalho braçal, estamos deixando uma marca positiva e ajudando a construir uma sociedade mais justa e resiliente”, afirma a coordenadora do Programa de Voluntariado na Sanepar, Lucilene Costa.
“Fico muito entusiasmada com o nível de engajamento que a equipe tem demonstrado em nossas ações de voluntariado. Ver o time dedicar tempo e talento em prol do próximo é a prova real de que nossos valores não estão apenas no papel, mas vivem em cada sanepariano”, declara.
O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Fernando Guedes, faz coro com a coordenação do Programa destacando o espírito solidário dos empregados e o ganho que o trabalho voluntário traz para a cultura da empresa: sentimento de pertencimento, integração entre os setores e a união em torno de um só propósito que é fazer o bem para o próximo.
“Neste ano, a companhia completa 63 anos de história, uma caminhada que leva saneamento e saúde à população paranaense. Com atuação em 345 municípios e um em Santa Catarina, a jornada do empregado sanepariano é heroica no dia a dia. Além disso, os colaboradores demonstram grande vontade em atuar em ações voluntárias de cunho social e ambiental”, afirma Guedes.
Ele destaca a criação do programa corporativo há três anos como um incentivo a atuação dos empregados em diferentes frentes. “Destaco que o programa avançou na inserção de novos empregados. Voluntários, contando hoje com novos empregados que já integram o ciclo do fazer o bem, além de suas atividades rotineiras”, comenta.
Um exemplo da rápida mobilização e do espírito solidário dos empregados da Sanepar foi visto no fim de semana em que a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no sudoeste do Estado, foi atingida por um tornado. A partir da noite da sexta-feira, 8 de novembro de 2025, centenas de itens foram arrecadados entre os empregados de todo o Estado para levar ao município. Num primeiro momento, foram arrecadados principalmente produtos de limpeza, higiene e alimentos secos, depois, houve a arrecadação financeira para a compra de materiais diversos que ajudaram na reconstrução das casas, compra de móveis e utensílios para as famílias atingidas. A primeira providência para ajudar Rio Bonito foi levar água potável para a população e voluntários. Foram mais de 150 mil copos de água envasados distribuídos já nos primeiros dias, pós o evento.
Um exemplo de ação que envolve diariamente os empregados da Sanepar em todo o estado é o Programa Tampinhas Paraná. Realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná, a iniciativa arrecadou 1500 quilos de materiais em 2025.
A iniciativa envolve o recolhimento de tampas diversas de embalagens plásticas, que poderiam até ir para o lixo, mas que, com a campanha, seguem para entidades que assistem idosos em vulnerabilidade social e econômica. O recurso da venda das tampinhas nas recicladoras e cooperativas é revertido para a compra de fraldas geriátricas.
Outra ação que mobilizou pontualmente empregados de todo o Paraná foi a campanha mundial do Dia de Limpeza de Rios e Praias durante o mês de setembro. Com a liderança do Sistema Fecomércio, ações em prol do meio ambiente foram realizadas nas praias paranaenses e em fundos de vale do interior, especialmente para a retirada de resíduos dos ecossistemas. A população foi convidada a participar e contribuir para um futuro mais limpo e sustentável.
Em Londrina, norte do Estado, por exemplo, cerca de 40 empregados da Sanepar colaboraram na limpeza do Córrego Guarujá, a partir da mobilização no Centro Cultural Kaingang. Como parte das atividades do dia 21 de setembro, além da coleta de resíduos, houve plantio de árvores, feira de serviços e até mesmo a recuperação de uma das nascentes do córrego.
A iniciativa de limpeza de recursos hídricos foi marcada pelo programa "Iguaçu Vivo" , que mobilizou cerca de 200 pessoas em Curitiba, reforçando o compromisso da Sanepar com o saneamento e a preservação dos rios. A ação envolveu o Rotary Club com plantio de árvores e retirada de resíduos no entorno do Memorial do Iguaçu.