Princesa dos Campos Encomendas adere a programa que visa controlar emissão de poluentes | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Princesa dos Campos Encomendas adere a programa que visa controlar emissão de poluentes

2023-02-23 às 14:21

A Expresso Princesa dos Campos Encomendas (EPC) firmou no início do mês de fevereiro uma parceria com o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. O objetivo do projeto é medir a emissão dos poluentes derivados dos veículos transportadores, tendo o intuito de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento e disseminar as boas práticas ambientais.

Por meio do Despoluir, são realizadas medições de fumaça preta/poluente dos motores de combustão. Na última semana, foram aferidos 12 carros da frota de Encomendas da Princesa dos Campos. 

Os veículos do setor de Passagens da EPC já são parceiros do Despoluir e agora foi a vez da frota de Encomendas participar do projeto, que é uma iniciativa da Federação de Transportes do Paraná (FETRANSPAR). A adesão ao programa acontece de forma voluntária por parte das empresas. Os veículos vistoriados que seguem o padrão exigido pelo órgão recebem o Selo Despoluir. O registro comprova que a emissão de poluentes está dentro do limite aceitável. Se verificado que os parâmetros passam do admissível, as empresas são orientadas a tomar medidas para solucionar a situação, tais como realizar as manutenções necessárias ou troca de veículo.

Para o diretor-presidente da EPC, Gilson Barreto, o objetivo de Princesa dos Campos com a iniciativa é continuar comprometida com a sustentabilidade. “A EPC já possui várias ações, a fim de evitar a poluição e preservar o meio ambiente. O setor de Passagens já possuía essa parceria e achamos que seria pertinente abranger a área de Encomendas também. Nosso intuito não é apenas conseguir os selos, mas contribuir com a sustentabilidade e com a qualidade de vida da população”, destaca o diretor.

A intenção de Princesa é de que todos os veículos da operação, como caminhões próprios e os terceirizados, além dos veículos baixos, sejam avaliados. A validade da medição é de 180 dias. A estimativa da EPC é de que até o meio do ano cerca de 100 automóveis sejam aferidos. Atualmente, a frota do setor de Encomendas é composta por aproximadamente 450 veículos.

Foco em sustentabilidade 

A Princesa dos Campos possui outros projetos de sustentabilidade que também estão vinculadas às ações de ESG adotadas pela companhia. Em 2021, a EPC foi a pioneira na realização de testes em viagens intermunicipais com ônibus elétrico. Em 2022, a empresa ainda inseriu na frota de Encomendas um veículo Renault Kangoo, 100% elétrico, para entregas em Curitiba e região metropolitana.  

Além de possuir frota própria para o transporte de cargas, a Princesa dos Campos passou a utilizar também os bagageiros dos ônibus para levar encomendas aos destinos demandados, o que reduz a quantidade de carbono emitida no meio ambiente, na medida em que aproveita o espaço disponível nos veículos para a realização de uma só viagem, otimizando também o prazo de entrega. 

Outra novidade de 2022 foi a instalação de cinco usinas fotovoltaicas, distribuídas nos terminais de cargas e garagens da companhia, nos municípios de Ponta Grossa, Curitiba, Cascavel e Guarapuava. Com isso, a empresa passou a ser a primeira do setor de transporte rodoviário de passageiros e cargas do Brasil a ser autossuficiente na geração de energia limpa.

da assessoria