Princesa dos Campos Encomendas deixa de emitir 6 toneladas de CO2 em um ano com uso de veículo elétrico | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Princesa dos Campos Encomendas deixa de emitir 6 toneladas de CO2 em um ano com uso de veículo elétrico

2023-05-31 às 11:13

A Princesa dos Campos Encomendas, empresa do grupo Expresso Princesa dos Campos, deixou de emitir, em um ano, 6 toneladas de CO2, com o uso de um veículo elétrico, que começou a operar no início de 2022. Trata-se de um minifurgão, que realizou 6,2 mil entregas em Curitiba e na Região Metropolitana, rodando cerca de 50 mil quilômetros.

O veículo elétrico utilizado para entregas pela Princesa dos Campos tem autonomia de até 200 km. Para garantir o abastecimento de energia elétrica, a EPC apostou na implantação de um ponto de recarga no terminal de cargas, em Curitiba, movido a energia solar. Com bateria Z.E 33 (33 kWh), associada a um motor de 44 kW, o carro conta com frenagem regenerativa, pneus de baixo consumo e Modo Eco, além de ter zero emissão de poluentes e ruídos.

O objetivo na época da aquisição foi o de pensar no futuro da mobilidade urbana e na otimização das entregas de encomendas. De acordo com o diretor de Encomendas da Expresso Princesa dos Campos, Marcelo Sobhie, as principais vantagens observadas do uso do veículo elétrico são econômicas, operacionais e de sustentabilidade.

“O consumo energético do automóvel é menor se comparado aos que são abastecidos com diesel, ainda mais pelo fato de a energia elétrica utilizada vir de fontes sustentáveis próprias, no caso, da nossa usina fotovoltaica. Neste um ano de operação, observamos ainda um baixo valor de manutenção, apenas desgastes dos pneus; agilidade e versatilidade do modelo para rodar em centros urbanos. Vale destacar os benefícios ao meio ambiente também, já que o carro não emite poluentes e nem poluição sonora”, destaca Sobhie.

Ações de sustentabilidade

O uso do veículo elétrico para a entrega de encomendas é apenas uma das ações de sustentabilidade praticadas pela Princesa dos Campos. Em 2021, a EPC foi a pioneira na realização de testes em viagens intermunicipais com ônibus elétrico.

No ano passado, a empresa ainda adquiriu 1,3 mil placas solares, que foram implantadas nos terminais de cargas e garagens das unidades do Grupo em Ponta Grossa, Curitiba, Cascavel e Guarapuava, no Paraná. O investimento fez com que a Companhia fosse a primeira do segmento do transporte rodoviário de passageiros e cargas no Brasil a ser autossuficiente na geração de energia limpa.

Além de possuir frota própria para o transporte de cargas, a Princesa dos Campos passou a utilizar também os bagageiros dos ônibus para levar encomendas expressas aos destinos demandados, por meio do Prinex. O objetivo é otimizar o prazo de entrega, aproveitando o espaço disponível nos veículos, para a realização de uma só viagem, o que reduz também a quantidade de carbono emitida no meio ambiente.

No último ano, por meio do Prinex, a EPC transportou 1.142 toneladas de encomendas expressas nos bagageiros dos ônibus. Com uma média de mais de 8.200 demandas mensais, o número representa 380 veículos de carga a menos rodando nas estradas.

Sobre a Expresso Princesa dos Campos

A Expresso Princesa dos Campos (EPC) é uma empresa paranaense com mais de 87 anos de história, que atua nos segmentos de transporte de passageiros, cargas e encomendas. Sua história de sucesso é marcada por constantes avanços e inovações, desde o transporte de malas postais na década de 1930 até alcançar a condição de referência nacional do setor. Atualmente, a Companhia conta com 1.100 colaboradores e sua frota é composta por mais de 800 veículos que atendem todas as suas operações. Transporta anualmente 5 milhões de passageiros e realiza 1,5 milhão de entregas.

A atuação de EPC abrange 100% dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Brasília. Outro serviço oferecido pela companhia é o Prinex, que realiza a entrega de encomendas expressas nos bagageiros dos ônibus, atuando em sete estados e no Distrito Federal. Ainda na organização, o Grupo possui a operação da Cantelle, que também trabalha com encomendas e transporte de passageiros, partindo do Rio Grande do Sul até a Bahia. Mais informações pelo site: www.princesadoscampos.com.br.

da assessoria