Guardas civis municipais de Ponta Grossa enfrentaram a resistência de um homem, que revidou com violência à voz de prisão, em cumprimento de mandado, no Parque Ambiental, por volta das 8h da manhã deste domingo (19). De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), a equipe “Alpha”, do Grupamento Patrimonial Tático (GPT), patrulhava o Complexo Ambiental Governador Manoel dos Santos Ribas, no Centro da cidade, quando se deparou com um homem que já era de conhecimento estar com mandado de prisão em aberto, o que foi confirmado em consulta ao site oficial do CNJ Mandados.
De pronto, a equipe deu voz de abordagem ao homem, que possuía contra si mandado de prisão ainda pendente. Ele recebeu voz de prisão e foi informado de seus direitos. No entanto, resistiu à prisão, com chutes e socos. Um dos golpes acertou um dos guardas civis municipais e causou escoriações leves.
Diante das circunstâncias, a equipe precisou adotar uso da força, com métodos de imobilização para conter o abordado e algemá-lo. Na sequência, os guardas ofereceram atendimento médico ao detido, mas ele recusou. Já algemado, o homem proferiu ameaças e ofensas contra a equipe.
Uma vez contido pelos guardas, o homem foi encaminhado até a 13ª Subdivisão Policial (13ª SDP) para apresentação à autoridade competente, pelos crimes de ameaça, desacato, resistência e lesão corporal. Posteriormente, o homem foi conduzido à Cadeia Pública Hildebrando de Souza.
Informações: GCM/SMCSP