há 3 horas
Carlos Solek
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCSP), prendeu preventivamente um homem, de 50 anos, investigado pela prática do crime de estelionato ocorrido em Curitiba. A captura aconteceu nesta quarta-feira (15), em Taboão da Serra, em São Paulo.
Segundo o delegado Pablo Andrade Amorim, os fatos ocorreram em 2024 e envolvem uma mulher, de 68 anos, com quem o investigado manteve um relacionamento por aproximadamente sete meses. Durante esse período, ele direcionava as conversas e interações com a vítima para assuntos patrimoniais, envolvendo promessas de casamento e aquisição de imóveis em conjunto.
Com o vínculo estabelecido, o investigado passou a realizar fraudes financeiras em nome da vítima, incluindo a contratação de empréstimos, financiamento de veículos, abertura de contas bancárias e emissão de cartões de crédito sem o consentimento dela. “O homem chegou a emitir convites de casamento e distribuí-los aos familiares da vítima, a fim de reforçar a aparência de legitimidade do relacionamento”, explica.
A investigação também apontou que o indivíduo mantinha atividades criminosas atuais, utilizando diversas linhas telefônicas registradas em seu nome em estados como Paraná, São Paulo e Bahia, para dificultar sua localização e aplicar novos golpes.
O investigado possui histórico criminal pelos crimes de estelionato e falsidade ideológica em diferentes estados, além de condenações anteriores. Ele era procurado pela Justiça e teve a prisão preventiva decretada a pedido da PCPR.
Após sua localização, a PCPR acionou a PCSP, que cumpriu o mandado de prisão. O homem será recambiado ao Paraná e permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
da PCPR