Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025

Telefones grampeados revelaram rota do tráfico em Ponta Grossa

Operação Iterum apreende tonelada de maconha e armas após quebra de sigilo telefônico de grupo criminoso
2025-10-02 às 13:07

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa, e a Polícia Militar (PM) do 1º Batalhão deflagraram na manhã desta quinta-feira (2) a Operação Iterum. A ação cumpriu oito mandados de busca e apreensão e visou desarticular um grupo criminoso investigado por tráfico de drogas na cidade. A operação resultou na prisão em flagrante de duas pessoas, detidas por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Um dos indivíduos também foi preso por porte de arma de fogo.

O balanço das apreensões é expressivo: 125 quilos de maconha e R$ 61.562,00 em espécie foram encontrados. Além disso, a polícia apreendeu três armas de fogo (um revólver calibre .357, uma espingarda .28 e uma pistola Glock .380 com carregador alongado), 400 munições de diversos calibres, quatro celulares, três balanças (uma de precisão e duas comerciais) e um veículo.

Investigação de meses liga grupo a ‘Rota Foz do Iguaçu-PG’

A Operação Iterum é resultado de um trabalho de investigação iniciado em fevereiro deste ano. Conforme apurado, parte dos investigados já respondia a processos criminais por tráfico, mas continuava a atividade ilícita. O grupo é suspeito de trazer drogas e entorpecentes da região de Foz do Iguaçu para comercializar em Ponta Grossa.

Elementos obtidos por meio de interceptação telefônica e quebra de sigilo de dados telemáticos forneceram subsídios para o deferimento dos mandados judiciais pela 1ª Vara Criminal da Comarca. A atuação conjunta do MPPR e da PM tem sido crucial no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas, crime que afeta diretamente a segurança e a saúde pública dos moradores de Ponta Grossa.