há 3 horas
Heryvelton Martins
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) está investigando mais três casos suspeitos de intoxicação por metanol, todos em municípios da Região Metropolitana de Curitiba. As vítimas são um homem de 30 anos e uma adolescente de 17, moradores de Curitiba, além de um jovem de 20 anos, residente em Piên. Todos estão internados e relataram ter consumido bebida alcoólica adulterada.
Até o momento, três casos foram confirmados oficialmente: homens de 36, 60 e 71 anos, moradores da capital paranaense, que permanecem hospitalizados sem risco de morte. Além desses, dois casos aguardam confirmação em Maringá e Toledo, enquanto notificações em Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Cruzeiro do Oeste foram descartadas para intoxicação por metanol.
Para reforçar o atendimento, o governo do Paraná adquiriu 424 ampolas de etanol farmacêutico, o antídoto utilizado contra a intoxicação por metanol, que devem chegar ao estado na próxima semana. O Ministério da Saúde já havia enviado 60 ampolas ao Paraná, sendo que três pacientes receberam o tratamento até agora.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, pediu calma à população, orientando que consumidores de bebidas destiladas verifiquem as condições das embalagens, como data de abertura e validade, para evitar riscos. Ele ressaltou que o objetivo não é causar pânico, mas alertar para os cuidados necessários na compra e consumo dessas bebidas.