Cerca de 68% dos curitibanos não sabe em quem votar para prefeito, aponta pesquisa | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2024

Cerca de 68% dos curitibanos não sabe em quem votar para prefeito, aponta pesquisa

2023-06-20 às 10:34
Foto: Prefeitura de Curitiba

Um levantamento realizado pelo Instituto IRG Pesquisa mostra que 68% dos curitibanos não sabe em quem votar para prefeito nas Eleições Municipais do ano que vem, na pesquisa espontânea. Foram entrevistadas 1,2 mil pessoas em mais de 70 bairros de Curitiba, entre os dias 4 e 8 de junho.

Na pesquisa espontânea, quando a pergunta é feita ao entrevistado e não são dadas alternativas de resposta, os curitibanos foram questionados sobre em quem votariam se as eleições fossem hoje. 68% disseram que não sabem. 15,3% afirmaram que votariam em Rafael Greca (PSD), porém ele não poderá concorrer às eleições porque já cumpre segundo mandato como prefeito de Curitiba. Eduardo Pimentel (PSD) aparece em terceiro lugar, com 3,5% das intenções de voto. Foram citados, ainda, Deltan Dallagnol (Podemos), com 2%; Ney Leprevost (União), com 1,7%; e Luciano Ducci (PSB), com 1,1%.

Já na pesquisa estimulada, quando são dadas alternativas de respostas para o entrevistado, foram explorados dois cenários possíveis, um com Deltan Dallagnol na disputa e outro sem. Na primeira, 22% votariam em Dallagnol, 14,2% em Ney Leprevost e 12,6% em Lucio Ducci. Eduardo Pimentel aparece com 11,3% das intenções de voto e Beto Richa com 9,1%. Ainda 6,7% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum deles.

Já no segundo cenário, sem a candidatura de Dallagnol à Prefeitura, Ney Leprevost tem a maioria das intenções de voto, com 18,2%. Luciano Ducci aparece na sequência, com 15,5%, e Eduardo Pimentel com com 14,3%. Paulo Martins tem 13%. 11,1% dos entrevistados responderam que não votariam em nenhum dos candidatos.

Avaliação do governo

Segundo o Instituto IRG Pesquisa, 71% dos entrevistados aprovam o governo de Rafael Greca. Por sua vez, a administração do governador do Paraná, Ratinho Junior, tem 74,7% de aprovação. Já o governo do Presidente Lula é aprovado por apenas 28,8% dos curitibanos entrevistados.

O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3%, segundo o Instituto.

Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra