A diretora de Defesa Corporativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), Aline de Oliveira Rios, comentou sobre a criação do Comitê de Luta pela PEC do Diploma de Jornalista na cidade, em entrevista ao programa
Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na
Rádio Lagoa Dourada FM (
105,9 para Ponta Grossa e região e
90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (29).
PEC 206/2012
Tramita na Câmara dos Deputados o
Projeto de Emenda À Constituição (PEC) 206/2012 que visa regulamentar a exigência da graduação em jornalismo como forma de exercer a profissão de jornalista. Desde a
decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2009, qualquer pessoa pode obter o registro para trabalhar como jornalista, sem nenhum tipo de critério. Quem busca essa forma de acesso à profissão não precisa sequer comprovar a conclusão do Ensino Médio.
"Ela é uma tentativa de resposta àquele movimento que nós tivemos em 2009, quando o STF derrubou a exigência do diploma de curso superior em jornalismo para o exercício da atividade no Brasil", explica Aline. "Então a PEC busca corrigir essa situação que nós tivemos lá atrás, devido a uma ação no estado de São Paulo, do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp), que buscaram a Justiça para derrubar a exigência do diploma para exercício da atividade de jornalista", acrescenta.
A diretora ressalta a importância de lembrar que existiu uma participação do Ministério Público Federal (MPF), nesse processo. "O MPF justamente alegou que a exigência do diploma de jornalista funcionava como uma barreira ao exercício da liberdade de expressão, e isso não é uma verdade", afirma. "Mesmo nesses 14 anos em que nós não tivemos a exigência do diploma, não existe uma relação direta com o aumento de pessoas se aproximando dos meios de comunicação, justamente porque esses veículos trabalham com algo diferente. A figura da pessoa que exercerá a sua liberdade de expressão é a figura do colaborador, que opinará sobre algo e trará informações sobre a sua área de atuação", complementa.
Comitê de Luta pela PEC do Diploma de Jornalista
Nesta quarta-feira (30), será instalado o
Comitê de Luta pela PEC do Diploma de Jornalista com o objetivo de fortalecer o apoio à aprovação da exigência do diploma de Jornalismo para o exercício profissional.
"Nós temos trabalhado com a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que reúne 31 sindicatos de jornalistas do Brasil, para a realização desse movimento. Estamos aproveitando esse momento, em que temos uma política que busca avançar no sentido progressista, justamente com o esforço de sensibilizar nossos parlamentares para a necessidade de essa questão ser revista", pondera Aline. "Essa PEC já passou pelo Senado, com ampla maioria, e foi devolvida à Câmara dos Deputados. Desde 2015, tentamos fazer com que ela seja pautada", finaliza.
Serviço
Instalação do Comitê de Luta pela PEC do Diploma de Jornalista – Ponta Grossa
Dia 30/08/2023;
Horário: 19h;
Local: Câmara Municipal de Ponta Grossa.
Confira a entrevista completa:
https://www.youtube.com/watch?v=Y8hNaNvslAw