há 3 horas
Matheus Gaston

A deputada estadual Mabel Canto (PP) afirma estar em tratativas junto ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e ao governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), para a implantação de um Hospital Dia na estrutura do Ambulatório Universitário Amadeu Puppi, no Centro de Ponta Grossa. A declaração foi feita pela parlamentar durante solenidade para a entrega de microscópio cirúrgico ao Hospital Universitário Regional (HU-UEPG), na última terça-feira (11).
A expectativa é que o serviço seja instalado no prédio onde funcionava o antigo Pronto Socorro, na Rua Augusto Ribas, que era administrado pela Prefeitura de Ponta Grossa e atualmente é de responsabilidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). "É um ponto de referência que a gente tem de saúde na história de Ponta Grossa e é claro que queremos ver aberto", aponta Mabel.
A parlamentar afirma que ela e o reitor da instituição de ensino superior, Miguel Sanches Neto, têm mantido conversas junto ao Governo do Paraná e destacado a importância de reabrir o espaço como um Hospital Dia. "Estamos em tratativas. Em breve esperamos trazer uma boa notícia da reabertura. Acredito que isso vai beneficiar cada vez mais a população da região", projeta a deputada.
O reitor da UEPG explica que a unidade deverá ser um hospital com pequena cirurgias e que não exige internação do paciente. Com isso, a expectativa é de liberação de serviços nos outros espaços de saúde para procedimentos mais complexos.
"O paciente chega, faz a cirurgia e vai embora. Isso aumenta o atendimento, diminui a fila e, ao mesmo tempo, ainda libera o centro cirúrgico", reforça Miguel Sanches Neto.
O antigo Pronto Socorro Municipal foi fechado em 2022 devido a problemas estruturais. No ano seguinte, a administração do espaço foi transferida ao Governo do Paraná, por meio da UEPG. A partir de um termo de cooperação, a Prefeitura de Ponta Grossa.
Em nota encaminhada ao D'Ponta News, o Município informou que, como parte do acordo existente entre as partes, promoveu a reforma e adequação da estrutura existente. Confira o informe completo a seguir.
O prédio onde funcionava o antigo Hospital Municipal Amadeu Puppi foi transferido ao Governo do Estado em 2023, portanto, não pertence mais ao Município. Como parte do acordo entre as partes, a Prefeitura executou a ‘Fase 0’, que consistia na reforma e adequação da estrutura existente para receber os serviços envolvendo atendimentos de especialidades (já em funcionamento); além disso, a Prefeitura também atuou no desenvolvimento dos projetos destinados à reforma e adequação global de toda a estrutura.