{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Política

Mabel mantém diálogo com Estado para garantir abertura de Hospital Dia em Ponta Grossa

Expectativa é que unidade promova procedimentos cirúrgicos simples, que não exijam a internação do paciente

há 3 horas

Matheus Gaston

Publicidade
Mabel mantém diálogo com Estado para garantir abertura de Hospital Dia em Ponta Grossa
Foto: Matheus Gaston/D'Ponta News
Publicidade

A deputada estadual Mabel Canto (PP) afirma estar em tratativas junto ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e ao governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), para a implantação de um Hospital Dia na estrutura do Ambulatório Universitário Amadeu Puppi, no Centro de Ponta Grossa. A declaração foi feita pela parlamentar durante solenidade para a entrega de microscópio cirúrgico ao Hospital Universitário Regional (HU-UEPG), na última terça-feira (11).

A expectativa é que o serviço seja instalado no prédio onde funcionava o antigo Pronto Socorro, na Rua Augusto Ribas, que era administrado pela Prefeitura de Ponta Grossa e atualmente é de responsabilidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). "É um ponto de referência que a gente tem de saúde na história de Ponta Grossa e é claro que queremos ver aberto", aponta Mabel.

A parlamentar afirma que ela e o reitor da instituição de ensino superior, Miguel Sanches Neto, têm mantido conversas junto ao Governo do Paraná e destacado a importância de reabrir o espaço como um Hospital Dia. "Estamos em tratativas. Em breve esperamos trazer uma boa notícia da reabertura. Acredito que isso vai beneficiar cada vez mais a população da região", projeta a deputada.

O reitor da UEPG explica que a unidade deverá ser um hospital com pequena cirurgias e que não exige internação do paciente. Com isso, a expectativa é de liberação de serviços nos outros espaços de saúde para procedimentos mais complexos.

"O paciente chega, faz a cirurgia e vai embora. Isso aumenta o atendimento, diminui a fila e, ao mesmo tempo, ainda libera o centro cirúrgico", reforça Miguel Sanches Neto.

Histórico

O antigo Pronto Socorro Municipal foi fechado em 2022 devido a problemas estruturais. No ano seguinte, a administração do espaço foi transferida ao Governo do Paraná, por meio da UEPG. A partir de um termo de cooperação, a Prefeitura de Ponta Grossa.

Em nota encaminhada ao D'Ponta News, o Município informou que, como parte do acordo existente entre as partes, promoveu a reforma e adequação da estrutura existente. Confira o informe completo a seguir.

O prédio onde funcionava o antigo Hospital Municipal Amadeu Puppi foi transferido ao Governo do Estado em 2023, portanto, não pertence mais ao Município. Como parte do acordo entre as partes, a Prefeitura executou a ‘Fase 0’, que consistia na reforma e adequação da estrutura existente para receber os serviços envolvendo atendimentos de especialidades (já em funcionamento); além disso, a Prefeitura também atuou no desenvolvimento dos projetos destinados à reforma e adequação global de toda a estrutura.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

VÍDEO: Moto derrapa e quase vai parar embaixo de caminhão em Ponta GrossaPresença de óleo na pista provocou a queda da motocicleta, de acordo com o Corpo de Bombeiros
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia