há 16 horas
assessoria

A deputada estadual Mabel Canto (PP) esteve nesta segunda-feira (10) na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para fazer a entrega oficial de um microscópio cirúrgico adquirido recentemente pelos Hospitais Universitários da instituição. A partir de uma emenda parlamentar foi possível adquirir o equipamento de R$ 1,5 milhão.
"Esse equipamento vai auxiliar as cirurgias com maior complexidade realizadas no Hospital, principalmente pelas equipes de Otorrino e Neurocirurgia. Ele também vai potencializar os atendimentos de trauma e politrauma", destacou Mabel Canto. O microscópio será usado em cirurgias gratuitas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A deputada ressaltou em seu discurso a ajuda do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.
O microscópio cirúrgico é um equipamento óptico altamente especializado, projetado para fornecer aos profissionais de saúde uma visão ampliada e detalhada do campo operatório durante procedimentos cirúrgicos. Ele permite que os cirurgiões visualizem estruturas anatômicas minúsculas com grande precisão, facilitando a realização de procedimentos delicados e complexos.
"É um equipamento de última geração. É a maior tecnologia mundial de microscópio cirúrgicos. Isso vai garantir um atendimento ainda mais moderno e melhor para toda a população de Ponta Grossa e dos Campos Gerais", afirmou a deputada estadual. Além das cirurgias, o microscópio também servirá para a formação de novos médicos dentro do curso de Medicina da UEPG.
"A entrega do equipamento representa um reconhecimento às equipes que trabalham nos hospitais, um reconhecimento à importância de a assistência estar vinculada ao ensino", reforçou o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto.
Marcaram presença também na solenidade o vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate, a diretora-geral dos HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani e a vereadora Joce Canto.
CENTRO DE ESPECIALIDADES
A deputada estadual Mabel Canto (PP) aproveitou a visita para acompanhar as obras do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), com repasse governamental de R$ 11 milhões, e que vem sendo construído anexo ao Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. O local está em fase de acabamento e deve ser entregue até dezembro.