Nesta quarta-feira (01) é dado início a outubro, mês dedicado à saúde das mulheres. Em alusão a data, a deputada estadual Mabel Canto (PP) cobrou maior agilidade na aprovação de projetos que atendam as necessidades das mulheres, principalmente na saúde. Desde 2022 tramita na Casa um projeto de lei que busca aumentar os serviços de maior complexidade para o diagnóstico do câncer de mama, além da realização de exames complementares para pacientes classificadas como de alto risco. O Projeto de Lei nº 460/2022 aguarda o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALEP.
Em conversa com o deputado estadual Ademar Traiano (PSD), presidente em exercício da CCJ, foi firmado o compromisso que durante as sessões da Comissão no mês de outubro serão inseridos para apreciação projetos que tratem da saúde da mulher.
A parlamentar reforçou o compromisso na defesa e manutenção dos direitos femininos, além da busca por maior representatividade na política paranaense. “Temos conquistado mais espaço. Hoje somos dez deputadas na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), mas ainda é preciso trabalhar para que mais mulheres ocupem lugares em diferentes setores”, destacou a parlamentar que lidera a primeira Bancada Feminina da história da ALEP. Entre as principais conquistas do grupo até aqui está a criação do Código Estadual da Mulher Paranaense (Lei nº 21.926/2024) e a participação das deputadas Mabel Canto e Cristina Silvestri (PV) no V Fórum Internacional Mulher Mariposa, em Paris, que reuniu personalidades políticas de todo o mundo para debater temas ligados aos direitos das mulheres e o combate à violência política de gênero.
A deputada Mabel Canto é autora de 46 propostas que foram aprovadas e transformadas em Lei no Estado do Paraná. Dentre elas, 20 são voltadas à garantia e ampliação dos direitos das mulheres paranaenses, além de três Resoluções e uma Emenda à Constituição Estadual. É dela também a Associação “Garagem Mulher”, fundada com o objetivo de apoiar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade social. A associação promove qualificação profissional, empreendedorismo e capacitação através de cursos e palestras, buscando melhorar a qualidade de vida das mulheres atendidas e suas famílias.
“Vamos seguir fortes. A luta não para”, concluiu a parlamentar.
No próximo dia 7 de outubro (quarta-feira), a partir das 9h, acontece a Audiência Pública “A Saúde da Mulher no Climatério” no auditório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). A proposição foi da Bancada Feminina e autores da Lei do Climatério – LEI 22.478/2025. As palestrantes serão Bruna Toppel e Alexandra Ongaratto. “Um espaço de diálogo e informação sobre um tema tão importante, que ainda é cercado de tabus e desinformação”, afirmou a deputada estadual Mabel Canto que será uma das participantes da Audiência, juntamente com outros deputados e deputadas, Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) e Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI).
Das assessorias.