há 2 horas
Publicado por Lucas Ribeiro

A deputada estadual Mabel Canto (PP) recebeu nesta semana em Ponta Grossa o diretor-presidente da PRVias, Keller Alves Rodrigues, juntamente de uma comitiva da concessionária, para uma reunião em que foi apresentada uma nova proposta de contorno rodoviário.
O traçado, considerado o mais viável tecnicamente, foi baseado em análises geotécnicas e de diretrizes de respeito às
áreas de proteção ambiental, atendendo às normas de engenharia e de sustentabilidade.
“A concessionária diz que o traçado foi desenvolvido de forma muito técnica e está sendo apresentado aos setores de toda a nossa comunidade aqui de Ponta Grossa e dos Campos Gerais. A gente espera que logo as obras sejam iniciadas, desviando o trânsito, o que evitará muitos acidentes”, explicou a parlamentar. No encontro, a concessionária também recebeu sugestões para a proposta, que estão em análise pela equipe técnica. “Pontuei com eles ainda que é necessário ouvir sugestões da sociedade organizada para tentar fazer o melhor traçado possível para toda a nossa cidade”, reforçou.
O projeto apresentado pela PRVias visa a melhoria da segurança viária, do transporte de cargas e da mobilidade, retirando o tráfego pesado da zona urbana.
Existe a preocupação ambiental em interferir o mínimo possível na grande quantidade de cursos d’água e de cavernas da região, mantendo o contorno fora dos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, patrimônio histórico e destino de ecoturismo nos Campos Gerais, e da Fazenda Pitangui, local de interesse arqueológico.
Outra limitação importante são áreas que fazem parte de indústrias estabelecidas, grandes complexos industriais em implantação e a fazenda-escola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Para seguir o rito regulatório, a concessionária protocolou o projeto funcional do traçado junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que tem 180 dias para avaliar o projeto preliminar.
O traçado proposto obedece requisitos do Programa de Exploração da Rodovia (PER) da ANTT, incluindo os pontos de conexão com as rodovias BR-373, PR-151 e BR-376, e todos os requisitos ambientais do Instituto de Água e Terra (IAT) do Paraná.