Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Política

Ponto de Vista: Guto Silva revela que definição como pré-candidato ao Governo do Paraná depende de outros fatores

A menos de seis meses do início das convenções partidárias, PSD ainda não cravou quem vai concorrer à sucessão de Ratinho Junior

há 3 horas

Edilson Kernicki

Ponto de Vista: Guto Silva revela que definição como pré-candidato ao Governo do Paraná depende de outros fatores
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Em entrevista exclusiva ao D'Ponta News e ao programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbiero e levado ao ar pela Rede T de rádios neste sábado (24), o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, comentou a respeito do que falta para cravar seu nome como representante da situação na pré-candidatura ao Governo do Paraná.

A menos de seis meses do início das convenções partidárias, que ocorrem entre 20 de julho e 5 de agosto, o PSD não anunciou pré-candidato, enquanto vários nomes foram cotados para representar a sucessão de Ratinho Junior. Guto Silva argumenta que seu nome ainda não pode ser confirmado, porque depende de outros fatores. "Temos uma candidatura nacional. O Ratinho deve disputar a eleição nacional e, obviamente, tem que haver um trabalho de 'costura' política entre os partidos, nacionalmente. Senão, ficamos aqui fazendo uma 'costura' dentro do estado e, depois, faz outro arranjo em cima [com vistas a Brasília]; as coisas mudam também nos palanques regionais. Então, o Ratinho Junior precisa 'costurar' essa questão nacional, para depois podermos organizar aqui o Paraná", diz.

"É importante lembrar que tem muita pesquisa quantitativa e estamos muito cientes de que a conversão de votos do governador Ratinho para seu sucessor vai ser muito forte. Não estamos preocupados com o tempo, temos ainda que fazer toda aquela 'costura' política nacional, que é complexa, acertar os palanques nacionais e em outras regiões do país, porque estamos falando de uma candidatura nacional e, depois, com calma, mais confortável, quando já tivermos todo o desenho, fazermos o arranjo local para poder apresentar uma candidatura para o Governo do Estado", argumenta.

Além de Guto Silva, já foram apontados como potenciais candidatos à sucessão de Ratinho Junior no Governo do Estado, pelo PSD, o presidente da Assembleia Legislativa (ALEP), deputado estadual Alexandre Curi, e o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, por exemplo.

"Na verdade, quem está preocupado com a eleição agora somos nós da política e do jornalismo. A população tem uma Copa do Mundo ainda no meio desse caminho. Ninguém está realmente preocupado com o que vai acontecer nas eleições ainda, grande parte da população. Obviamente, existem aqueles que estão mais conectados", pondera.

"Estou muito confortável e tranquilo, tenho a convicção de que vamos organizar esse baralho todo, que é complexo. A política é assim. Importante é não perder o foco dos resultados e das questões junto à população para transformar muita coisa; há muito trabalho para ser feito e eu tenho muita convicção de que, no momento oportuno, vamos poder anunciar todo esse processo de continuidade", conclui.

Litoral em franco desenvolvimento

Guto Silva conversou por telefone com Barbiero, direto de Matinhos, onde cumpria agenda e acompanhou o show do Raça Negra no festival Verão Maior Paraná 2026, que recebe neste sábado (24) o cantor Fábio Júnior e, no domingo (25), Gusttavo Lima. "É impressionante como nosso litoral virou um vetor de desenvolvimento e geração de empregos, os comerciantes felizes e, evidentemente, a cara de um Paraná diferente no nosso litoral", frisa.

Segundo Guto, o movimento no litoral cresceu 20% em relação ao ano passado e dados do Banco Central apontam que as transações econômicas via PIX efetuadas no litoral paranaense cresceram 47%, se comparado ao ano anterior. "Significa que tem dinheiro sendo movimentado e isso é oportunidade e geração de emprego. E o Paraná bombando. Em Matinhos, Caiobá e Guaratuba temos 100 novos empreendimentos imobiliários que estão protocolados para poder construir edifícios de alto padrão", salienta. Conforme o secretário, essa "revolução" era o objetivo da estratégia do Governo do Estado em criar um evento que atraísse a população para desfrutar o verão no litoral do Paraná, com opções de lazer, cultura, esporte, infraestrutura e segurança reforçada.

Compartilhe:

Leia também

CA de Jornalismo da UEPG repudia declaração de vereador contra políticas afirmativas na universidadeVereador Paulo Balansin (União) comentou publicação sobre a queda das cotas raciais nas universidades catarinenses
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia