há 2 horas
Publicado por Lucas Ribeiro

O Bloco Arco-Íris realiza sua terceira edição na próxima segunda-feira (16), a partir das 16h, na Feira do Produtor de Ponta Grossa, com entrada totalmente gratuita. Mesmo contando com uma grande estrutura, o evento mantém o acesso livre e se consolida como um espaço seguro, de acolhimento e celebração da diversidade LGBTQIAPN+, aberto a toda a população.
Criado em 2024, tendo como um dos fundadores e atual responsável Victor Luis Vosniak, o Bloco Arco-Íris nasceu da percepção de que os blocos tradicionais da cidade, especialmente os realizados no dia 15 de fevereiro, já reuniam um grande público LGBTQIAPN+. A partir disso, a comunidade se organizou para criar um bloco próprio, que garantisse visibilidade, segurança, representatividade e protagonismo durante o Carnaval.
Em 2026, o projeto chega consolidado como um dos principais movimentos culturais e de resistência LGBTQIAPN+ dos Campos Gerais, fortalecendo o Carnaval como um espaço plural, diverso e inclusivo.
A organização convida não apenas o público de Ponta Grossa, mas pessoas de todo o Paraná para participar daquela que promete ser uma das maiores edições da história do bloco.
Além do desfile principal, a programação conta com atividades paralelas ao longo do fim de semana:
- Pré-bloco: dia 15/02, na Monken (entrada gratuita)
- After oficial (pós-bloco): dia 16/02, na Monken (entrada gratuita)
- Participação especial da Escola de Samba Império do Samba Cidade do Larias, no sábado, 14/02. Durante o evento principal, o público também poderá participar de sorteios de abadás, entradas e experiências VIP.
Line-up (parcial)
- 16h às 17h30 – DJ Driven
- 17h30 às 18h – MC PWM
- 18h às 18h30 – MC ZK
- 18h30 às 19h – Cantor Riq
- 19h às 20h – Gabs
- 20h às 21h – DJ Jon
(Outros artistas e participações especiais ainda serão anunciados.)
A edição 2026 também contará com representantes simbólicos da comunidade LGBTQIAPN+:
- Padrinhos: Anderson Pedroso e Léo Pasettii (ativistas LGBTQIAPN+ de Ponta
Grossa)
- Madrinhas: Zaber Fernandes, Daniele e Katia (militantes da causa LGBTQIAPN+)
- Musa: Dandara, mulher trans de Ponta Grossa.
Ao longo de suas edições, o Bloco Arco-Íris tem se firmado como um espaço de encontro entre música, diversidade, visibilidade e resistência, reforçando a importância da cultura como instrumento de inclusão e transformação social.
Bloco Arco-Íris – 3ª edição;
Data: 16 de fevereiro de 2026 (segunda-feira);
Horário: a partir das 16h;
Local: Feira do Produtor de Ponta Grossa;
Entrada: Gratuita.