Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Ponta Grossa

Bloquinho do Risotril: Doutores Palhaços levam Carnaval a hospitais de Ponta Grossa

há 2 horas

assessoria

Bloquinho do Risotril: Doutores Palhaços levam Carnaval a hospitais de Ponta Grossa
Foto: Divulgação
Publicidade

Os hospitais da cidade já caíram na folia, mesmo antes do início do Carnaval. Nesta semana, a Organização da Sociedade Civil (OSC) Doutores Palhaços SOS Alegria realizou, em mais uma edição, uma atividade especial para pacientes e seus acompanhantes, bem como para os colaboradores de instituições de Saúde de Ponta Grossa: o Bloquinho do Risotril adiantou o clima carnavalesco com paródias e alegria, além de um figurino especial, mas sem tirar o jaleco.

Tocadas pelos próprios palhaços, as paródias bem-humoradas de marchinhas de carnaval passearam pelos corredores do Hospital Universitário (HU), Santa Casa de Ponta Grossa, Hospital do Coração Bom Jesus, Centro Hospitalar São Camilo, no Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai) e no Ambulatório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A coordenadora artística dos Doutores Palhaços, Micheli Vaz, comenta que o carnaval é mais que uma festa. Ele representa a memória, a identidade, a expressão popular do povo brasileiro, e nasce desses encontros dos blocos, de música. Segundo Micheli, levar o carnaval para esses espaços vulneráveis - os espaços de saúde, como hospitais -, é uma afirmação de que a vida continua mesmo em meio à dor. "Quando a gente leva o palhaço, esse ser brincante que entra no clima de carnaval para dentro do hospital, a gente mantém essa tradição viva como um gesto de humanidade", afirma. "Mesmo em meio à dor, a pessoa não perde o direito à alegria, o direito ao cuidado, o direito ao riso. Este é o nosso papel neste contexto", completa Micheli.

Bruno Madalozo, coordenador-geral da OSC, destaca que todas as ações são planejadas em conformidade com os protocolos de biossegurança exigidos pelas instituições de saúde, garantindo a segurança de pacientes, profissionais e voluntários. Ele ressalta ainda que as intervenções artísticas são direcionadas não apenas ao público assistido, mas também às equipes que atuam nos hospitais, reconhecendo seu papel central no cuidado em saúde. "Temos consciência de que as equipes multiprofissionais atuam em contextos de alta demanda emocional e física, enfrentando rotinas intensas e, muitas vezes, exaustivas", comenta Madalozo. Nesse cenário, o Bloquinho funciona como um dispositivo de cuidado complementar, contribuindo para a redução da tensão cotidiana e para a melhoria do clima organizacional. Ao inserir arte e cultura no ambiente hospitalar, colaboramos para torná-lo mais acolhedor, fortalecendo a humanização do atendimento e impactando positivamente pacientes, familiares e profissionais de saúde", finaliza.

 

O Projeto "Salvando Risos" da Organização Doutores Palhaços SOS Alegria foi aprovado pelo Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura (Pronac n º 259072), recebendo o patrocínio das empresas: Paccar Financial, Granja Econômica, Águia Sistemas, Frísia, Unimed Ponta Grossa, Scherer Autopeças, Supermercado Rickli e Colégio Sepam, contando com apoio da DAF Caminhões e Premium Vila Velha Hotel, com produção executiva da ABC Projetos Culturais.

Compartilhe:

Leia também

Confira os horários de funcionamento das Centrais de Relacionamento da Sanepar em PG durante o Carnaval
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Ricardo Lustosa Ribas, 154 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84.040-140

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia