Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Ponta Grossa

Secretário Honesko detalha etapas da pavimentação da Estrada do Alagados em Ponta Grossa

Secretário Municipal de Infraestrutura e Planejamento explica Fases 1, 2 e 3 das obras e destaca impacto para turismo e agronegócio

há 2 horas

Lucas Ribeiro

Secretário Honesko detalha etapas da pavimentação da Estrada do Alagados em Ponta Grossa
Gabriel Aparecido/D´Ponta News.
Publicidade

O secretário Municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, esteve presente e assinou a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação na Estrada Arichernes Carlos Gobbo, a Estrada do Alagados. O investimento de R$ 9,5 milhões prevê a pavimentação de cerca de 6,5 quilômetros da via. A assinatura ocorreu em conjunto com a prefeita Elizabeth Schmidt (União), o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL/PR), Sandro Alex, e com Maurício Michel Hayar, presidente da Arena Participações Societárias LTDA, empresa responsável pela execução da obra.

Em entrevista ao D´Ponta News, Honesko detalhou as ações previstas em cada uma das etapas da pavimentação, incluindo a terceira fase, anunciada pela prefeita Elizabeth Schmidt (União) durante o evento realizado nesta terça-feira (10). Inicialmente, o secretário destacou os encaminhamentos da Fase 1 do projeto.

“Hoje estamos dando a ordem de serviço da etapa 1. A licitação foi realizada em 2023, mas a empresa vencedora não cumpriu o cronograma. Fizemos a rescisão do contrato e, após um processo burocrático longo, convocamos a segunda colocada para retomar a obra, que reinicia hoje. Essa etapa segue até a ponte sobre o Rio São Jorge”, detalhou Honesko.

Sobre a segunda etapa da pavimentação, Honesko explicou que o trecho compreende a ligação entre a Ponte sobre o Rio São Jorge, passando pela região da Ponte Preta e pelo Hotel Arroio São Miguel, na divisa com Castro. O investimento previsto é de R$ 22 milhões para a pavimentação de aproximadamente 12 quilômetros.

“Já estamos com o projeto executivo pronto e com a licença ambiental emitida. Agora aguardamos o processo licitatório, que envolve trâmites burocráticos até a definição da empresa vencedora. Dentro de algumas semanas ou meses devemos ter a empresa contratada, assinar a ordem de serviço e iniciar a etapa 2”, destacou.

Sobre a terceira etapa, anunciada pela prefeita durante o evento, Honesko explicou que o trecho contempla a derivação entre a estrada que segue para a Ponte Preta e a Vila Ernestina, completando a ligação até uma das comunidades mais importantes da região.

“A etapa 3, que a prefeita anunciou hoje, é um projeto praticamente ao nível executivo na Secretaria de Infraestrutura do município. Trata-se da derivação entre a estrada que vai para a Ponte Preta e a Vila Ernestina. Esse é o trecho que faltava para chegar até a Vila Ernestina, que é uma vila muito importante para a cidade. Estamos finalizando o projeto de pavimentação para podermos anunciar, nas próximas semanas, o processo licitatório. A prefeita até me cobrou para que seja em menos tempo”, explicou Honesko.

Para encerrar, Honesko também detalhou os serviços que serão executados ao longo das etapas da obra e destacou a importância estratégica da intervenção para a região dos Alagados.

“É uma implantação de infraestrutura, assim como a pavimentação urbana, com a diferença de que não há calçadas. Vamos executar os serviços de terraplanagem para adequar os níveis ao projeto, além de drenagem e da pavimentação propriamente dita, com toda a estrutura do pavimento. Isso vai garantir uma infraestrutura completa e assegurar a trafegabilidade tanto para o turismo quanto para o agronegócio. Querendo ou não, é uma rodovia por onde passa o escoamento da produção agropecuária de Ponta Grossa”, finalizou.

Compartilhe:

Leia também

Vizinhos se assustam com ambulância e descobrem que idosa morreu engasgada em PGEquipes do Siate e Polícia Militar foram acionadas para prestar atendimento na rua Antônio Russo; IML fez o recolhimento do corpo à tarde
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Ricardo Lustosa Ribas, 154 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84.040-140

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia