há 2 horas
Lucas Ribeiro

O secretário Municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, esteve presente e assinou a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação na Estrada Arichernes Carlos Gobbo, a Estrada do Alagados. O investimento de R$ 9,5 milhões prevê a pavimentação de cerca de 6,5 quilômetros da via. A assinatura ocorreu em conjunto com a prefeita Elizabeth Schmidt (União), o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL/PR), Sandro Alex, e com Maurício Michel Hayar, presidente da Arena Participações Societárias LTDA, empresa responsável pela execução da obra.
Em entrevista ao D´Ponta News, Honesko detalhou as ações previstas em cada uma das etapas da pavimentação, incluindo a terceira fase, anunciada pela prefeita Elizabeth Schmidt (União) durante o evento realizado nesta terça-feira (10). Inicialmente, o secretário destacou os encaminhamentos da Fase 1 do projeto.
“Hoje estamos dando a ordem de serviço da etapa 1. A licitação foi realizada em 2023, mas a empresa vencedora não cumpriu o cronograma. Fizemos a rescisão do contrato e, após um processo burocrático longo, convocamos a segunda colocada para retomar a obra, que reinicia hoje. Essa etapa segue até a ponte sobre o Rio São Jorge”, detalhou Honesko.
Sobre a segunda etapa da pavimentação, Honesko explicou que o trecho compreende a ligação entre a Ponte sobre o Rio São Jorge, passando pela região da Ponte Preta e pelo Hotel Arroio São Miguel, na divisa com Castro. O investimento previsto é de R$ 22 milhões para a pavimentação de aproximadamente 12 quilômetros.
“Já estamos com o projeto executivo pronto e com a licença ambiental emitida. Agora aguardamos o processo licitatório, que envolve trâmites burocráticos até a definição da empresa vencedora. Dentro de algumas semanas ou meses devemos ter a empresa contratada, assinar a ordem de serviço e iniciar a etapa 2”, destacou.
Sobre a terceira etapa, anunciada pela prefeita durante o evento, Honesko explicou que o trecho contempla a derivação entre a estrada que segue para a Ponte Preta e a Vila Ernestina, completando a ligação até uma das comunidades mais importantes da região.
“A etapa 3, que a prefeita anunciou hoje, é um projeto praticamente ao nível executivo na Secretaria de Infraestrutura do município. Trata-se da derivação entre a estrada que vai para a Ponte Preta e a Vila Ernestina. Esse é o trecho que faltava para chegar até a Vila Ernestina, que é uma vila muito importante para a cidade. Estamos finalizando o projeto de pavimentação para podermos anunciar, nas próximas semanas, o processo licitatório. A prefeita até me cobrou para que seja em menos tempo”, explicou Honesko.
Para encerrar, Honesko também detalhou os serviços que serão executados ao longo das etapas da obra e destacou a importância estratégica da intervenção para a região dos Alagados.
“É uma implantação de infraestrutura, assim como a pavimentação urbana, com a diferença de que não há calçadas. Vamos executar os serviços de terraplanagem para adequar os níveis ao projeto, além de drenagem e da pavimentação propriamente dita, com toda a estrutura do pavimento. Isso vai garantir uma infraestrutura completa e assegurar a trafegabilidade tanto para o turismo quanto para o agronegócio. Querendo ou não, é uma rodovia por onde passa o escoamento da produção agropecuária de Ponta Grossa”, finalizou.