há 2 horas
Lucas Ribeiro

A Polícia Militar Ambiental do Paraná realizou, na última sexta-feira (6), a captura e a soltura de uma cobra da espécie cascavel (Crotalus durissus) encontrada no pátio do Colégio Estadual do Campo de Vila Velha, em Ponta Grossa. A presença do animal colocava em risco a integridade física de alunos e funcionários da instituição.
Segundo a PM Ambiental, após a captura, a serpente foi solta em uma área de mata afastada de residências, garantindo a segurança da população e a preservação do animal.
A Polícia Militar Ambiental reforçou orientações à população sobre como proceder ao encontrar uma cobra em área urbana. A principal recomendação é não tentar capturar ou matar o animal, já que a maioria dos acidentes ocorre justamente nessas tentativas.
Segundo a corporação, ao se deparar com uma cobra, a população deve isolar a área e acionar ajuda especializada; evitar movimentos bruscos ou qualquer tentativa de contato com o animal, mesmo que ele aparente estar morto; e não matar a serpente, pois a conduta que configura crime ambiental.
A PM Ambiental também destacou que, no Paraná, o Instituto Água e Terra (IAT) é o principal órgão responsável pela gestão, proteção e resgate de animais silvestres. Caso não seja possível o atendimento pelo instituto, a Polícia Militar Ambiental ou o Corpo de Bombeiros podem ser acionados.