há 2 horas
Gabriel Aparecido

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, nesta segunda-feira (09), a alteração do art. 9º do regimento do Poder Legislativo. A alteração prevê a antecipação do começo dos trabalhos dos vereadores durante o ano. Com a mudança, a Câmara deve começar a trabalhar a partir do dia 1º de fevereiro.
A vereadora Joce Canto (PP) explicou, ao D'Ponta News, que a decisão de alteração partiu de um movimento interno de respeito ao trabalhador. "O trabalhador precisa de respeito. Porque ele já está trabalhando, a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal também já estão em funcionamento; e só nós que tivemos que fazer uma extraordinária", destacou.
O regimento interno previa que as sessões ordinárias deveriam começar no dia 15 de fevereiro de cada ano legislativo. Porém, em 2026, a primeira sessão ordinária da Câmara estava prevista apenas para a próxima quarta-feira (18), por conta do feriado de Carnaval, que caíria na mesma data prevista no documento.
Por fim, a nova decisão traz que, ao antecipar as atividades do Legislativo, será possível que o Poder atue por mais tempo durante o ano. "Facilita um planejamento melhor, uma organização mais eficiente e uma análise mais rápida das matérias importantes para a cidade. Isso é especialmente importante para temas que exigem debates técnicos, participação da sociedade e acompanhamento constante por parte do Legislativo", justifica a decisão.
A alteração foi assinada por todos os vereadores da casa, exceto Divo (União) e Dr. Zeca (PSD). A medida entrará em vigor a partir do próximo ano legislativo, em 2027.