há 20 horas
Giovanni Cardoso
Ponta Grossa está prestes a receber sua primeira unidade do programa estadual Viver Mais Paraná, voltado à habitação e qualidade de vida para pessoas com 60 anos ou mais. Com 100% das obras concluídas, o Condomínio do Idoso da cidade será entregue oficialmente no próximo dia 10 de outubro.
A iniciativa faz parte de uma política habitacional voltada ao envelhecimento da população paranaense e é coordenada pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O empreendimento conta com 40 moradias adaptadas, além de espaços coletivos como ambulatório, academia ao ar livre, salão de festas, quiosques, horta comunitária e área de lazer.
Ponta Grossa integra a lista de 13 municípios com obras já iniciadas dentro da modalidade Viver Mais, do programa Casa Fácil Paraná. Desses, apenas dois — Ponta Grossa e Guarapuava — estão em fase final. No caso de Guarapuava, a unidade está 97,9% concluída e deve ser entregue em novembro.
Ao todo, o governo estadual prevê a construção de 32 condomínios do idoso, com investimento estimado em R$ 244 milhões provenientes do Tesouro Estadual e de recursos gerados pela transformação da Copel em corporação.
Modelo habitacional com foco social
Voltado a idosos sozinhos ou casais com renda de até seis salários mínimos, o Viver Mais Paraná oferece moradias em sistema de aluguel social. O valor mensal corresponde a 15% de um salário mínimo (atualmente R$ 227,70). A prioridade de atendimento é para pessoas com menor poder aquisitivo.
Para que as unidades possam ser implantadas, as prefeituras devem atender a critérios estabelecidos pelo programa, como a doação de terreno com no mínimo 12 mil metros quadrados, apoio à gestão do condomínio e oferta de serviços de saúde e assistência social aos moradores.
Política pública diante do envelhecimento populacional
De acordo com dados do Censo 2022, o Paraná possui cerca de 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais — o equivalente a 16% da população. A projeção é que até 2027 o número de idosos supere o de crianças e adolescentes com menos de 15 anos no estado.
A criação dos Condomínios do Idoso visa não apenas garantir moradia digna, mas também combater o isolamento social e ampliar o acesso a cuidados básicos de saúde, promovendo o bem-estar dessa parcela da população.
Confira abaixo os Condomínios do Idoso que já estão em obras:
Ponta Grossa - 100%
Guarapuava - 97,90%
Cascavel - 77,27%
Francisco Beltrão - 69,78%
Telêmaco Borba - 66,11%
Irati - 50,31%
Loanda - 22,53%
São Miguel do Iguaçu - 24,93%
Santo Antônio do Sudoeste - 14,16%
Toledo - 11,24%
Goioerê - 10,80%
Guaíra - 10,88%
Ivaiporã - em estágio inicial
com informações da AEN