há 20 horas
Giovanni Cardoso
O Procon de Ponta Grossa está entre os órgãos acionados pela deputada federal Lenir de Assis (PT-PR) para realizar fiscalização preventiva contra a venda de bebidas alcoólicas possivelmente adulteradas com metanol. A medida foi tomada após casos de intoxicação e mortes registrados no estado de São Paulo, decorrentes do consumo de bebidas contaminadas.
Apesar de não haver, até o momento, registros desse tipo no Paraná, a deputada defende ações antecipadas para garantir a segurança da população.
“No Paraná ainda não temos registros de casos desta natureza. Mas não podemos esperar que o pior ocorra para agirmos. As ações investigativas e fiscalizatórias preventivas garantem a segurança da população”, afirmou.
O documento enviado aos Procons solicita a adoção de medidas como:
fiscalização da procedência das bebidas alcoólicas;
coleta e análise de amostras;
interdição, apreensão e autuação, em casos de irregularidades ou riscos à saúde pública;
orientações ao público sobre sinais de alerta e a importância de adquirir bebidas com procedência comprovada
Além do Procon de Ponta Grossa, também foram acionados os Procons estaduais e municipais de Londrina, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Cascavel, Sarandi, Foz do Iguaçu e Guarapuava, em conjunto com vereadores e vereadoras do Partido dos Trabalhadores (PT). O documento do Procon-PR também é assinado pelo deputado estadual Arilson Chiorato, e o de Londrina, pela vereadora Paula Vicente.
com informações da assessoria