há uma hora
Publicado por Matheus Gaston

Representantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) de Foz do Iguaçu realizaram, recentemente, uma visita técnica aos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba e Ponta Grossa. A iniciativa teve como principal objetivo conhecer de perto experiências bem-sucedidas na execução e regulamentação do Banco de Projetos, instrumento fundamental para o fortalecimento do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI).
Durante as visitas, a equipe pôde acompanhar o funcionamento das ferramentas utilizadas pelos municípios, esclarecer dúvidas e dialogar sobre boas práticas e estratégias adotadas na gestão de projetos voltados à pessoa idosa. O intercâmbio permitiu avaliar possibilidades de adaptação dessas iniciativas à realidade de Foz do Iguaçu, contribuindo diretamente para o aprimoramento dos processos locais.
“A ação reforça o compromisso do Conselho com a inovação e a qualificação contínua da política de atendimento à população idosa. Nosso objetivo com a visita técnica é assegurar que o Banco de Projetos do FMDI esteja em total conformidade com as normas e diretrizes estabelecidas, garantindo lisura, efetividade e transparência na implantação dessa ferramenta”, destacou o presidente do CMDI de Foz, Sérgio Batista de Paula.
A comissão também visitou instituições parceiras e equipamentos de atendimento nos dois municípios: a Santa Casa, a APAE e a ILPI Lar das Vovozinhas Balbina Branco, em Ponta Grossa; e a ILPI Casa da Oma e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano.
O CMDI de Foz do Iguaçu trabalha para implementar o Banco de Projetos no município, iniciativa que permitirá ampliar a captação de recursos por meio de doações via Imposto de Renda de pessoas físicas ou jurídicas, além do cofinanciamento direto de iniciativas sociais. O mecanismo irá fortalecer o financiamento de projetos desenvolvidos por entidades que atendem a população idosa, assegurando a proteção e a promoção dos direitos fundamentais e humanos desse público.
Com informações da Assessoria de imprensa