há 2 horas
Edilson Kernicki
Fiéis lotaram o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, na Paróquia São Sebastião, no bairro Nova Rússia, para a celebração da Padroeira do Brasil, na tarde deste domingo (12). Tradicionalmente, uma procissão percorre a Avenida Dom Pedro II, desde o Hospital Bom Jesus até o Santuário Diocesano, onde é celebrada uma missa. Choveu bastante no horário previsto para a procissão, mas a missa, presidida pelo bispo Dom Bruno Elizeu Versari foi mantida.
Na homilia, o bispo Dom Bruno endereçou uma mensagem especial às crianças, que comemoram seu dia neste 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil: "Temos uma esperança muito grande, acreditamos em vocês, nas crianças, adolescentes, jovens, pessoas de fé, pessoas tementes a Deus e que constróem, do jeito de Maria, o seguir de Jesus. O seguimento é sempre de Jesus, do jeito de Maria", disse.
Dom Bruno também rezou por aqueles que sofrem as mazelas provocadas pelas guerras. "Que absurdo é a guerra, quantos inocentes perdem a vida por causa da arrogância de alguns. Que a oração do povo sensibilize o coração daqueles que governam, para que possamos ter um mundo onde prevaleça a paz!", prosseguiu.
A missa foi transmitida pela Rádio Sant'Ana FM e por live no Facebook da Paróquia São Sebastião.
Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil
Em 1717, nas águas do Rio Paraíba do Sul, três pescadores encontraram a pequena imagem da Imaculada Conceição. Primeiro o corpo, depois a cabeça. Logo após, a pesca foi milagrosamente abundante, sinal de que a Mãe de Deus se fazia presente entre o seu povo.
A partir desse acontecimento simples, mas grandioso, nasceram orações, devoções e inúmeros milagres, que levaram o povo a chamá-la carinhosamente de Nossa Senhora Aparecida. Com o tempo, foi construída a primeira capela e, mais tarde, o grande Santuário Nacional. Em 1930, o Papa Pio XI a proclamou Rainha e Padroeira do Brasil, coroando-a como Mãe de todos os brasileiros.