há 2 horas
Giovanni Cardoso
Em meio à rotina cada vez mais urbana e tecnológica, a Chácara Maria Emília, localizada em Ponta Grossa, é destaque por resgatar a conexão entre pessoas e a natureza. O espaço, que está no mercado há mais de 15 anos, atua também com projetos educativos, oferece aulas práticas e experiências sensoriais voltadas a escolas, universidades e grupos organizados, promovendo imersão no universo da agricultura orgânica e sustentabilidade.
Segundo o proprietário Bruno Bauer, a proposta, iniciada há quatro anos, aproxima o ensino teórico das vivências reais no campo. “As escolas trabalham com matéria antecipada de ecologia, horta, natureza, etc. Aí fazemos o trabalho in loco para a criançada aprender de onde vem o alimento, como é cultivado e colhido”, explica.
O projeto envolve atividades que estimulam o olhar curioso e o senso de responsabilidade ambiental dos visitantes. Durante as visitas, os alunos aprendem sobre o ciclo da vida e a importância da produção sustentável. “Trabalhamos com escolas de 4 anos até a faculdade. Só vamos adequando a pedagogia e a dinâmica conforme a idade”, complementa Bruno.
Além das hortas orgânicas, os visitantes também têm contato com abelhas sem ferrão, galinhas caipiras e porquinhos, conhecendo de perto o papel de cada elemento no equilíbrio do ecossistema.
O material educativo da Chácara Maria Emília reforça que o objetivo é “pensar e atuar como um agricultor de orgânicos, consciente de sua produção e impacto”, promovendo uma experiência única e marcante. As visitas começam com dinâmicas de integração, seguem por trilhas educativas e culminam em um lanche preparado com ingredientes produzidos no próprio local.
Só em 2025, a chácara já recebeu cerca de 400 crianças de escolas públicas e particulares neste ano, além de três universidades do Texas, nos Estados Unidos, e um grupo multidisciplinar do setor agrícola. As atividades são realizadas mediante agendamento e voltadas a grupos a partir de 10 pessoas, por conta dos custos de alimentação, mudas e estrutura.
Para agendar uma visita, basta entrar em contato diretamente com a direção da Chácara - clique aqui para acessar o Instagram e aqui para entrar no site. O telefone para contato é (42) 99916-7112.