há 2 horas
Publicado por Matheus Gaston

A Receita Federal realizou, nesta quarta-feira, 5 de novembro, a entrega de cerca de 800kg de cabelo humano apreendidos em operações de combate ao contrabando e ao descaminho, no valor aproximado de R$ 600 mil, para a Associação JusCidadania – Voluntariado da Justiça Federal no Paraná, que, de acordo com o projeto apresentado no pedido de doação, repassará o material para a Associação Sol-Doando Amor.
A Associação JusCidadania, instituição sem fins lucrativos fundada em 2006 por servidores e magistrados da Justiça Federal do Paraná, tem por finalidade primordial fomentar o desenvolvimento social e humano, mediante promoção de projetos sociais, educacionais, de saúde, ambientais, culturais, desportivos e de capacitação profissional.
Já, a Associação Sol-Doando Amor, que será a beneficiária da doação, está sediada em Ponta Grossa e atende pessoas em tratamento de câncer e outras enfermidades, de toda a região, sendo que um dos principais serviços realizados é a confecção de perucas, contribuindo para a melhora da autoestima e bem-estar dos pacientes.
Para confecção de cada peruca é necessário aproximadamente 350g de cabelo limpo, 450g de cabelo sujo, um total de 13 metros de cabelos tecido e de uma máquina de costura especializada para o tecido dos fios. O processo de confecção consiste em um rigoroso procedimento de higienização e separação de forma a evitar quedas e imperfeições.
Com a doação, a Associação Sol-Doando Amor confeccionará cerca de 400 perucas, que serão destinadas de forma gratuita a pacientes em tratamento de câncer e outras enfermidades que possam danificar o cabelo, como alopecia e escalpelamento.
No evento de entrega, estiveram presentes o delegado da Alfândega da Receita Federal em Curitiba, Rafael Rodrigues Dolzan, o delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Remy Deiab Junior, o juiz federal Antônio César Bochenek, a coordenadora Regional da Associação JusCidadania, Rosana Guimarães de Almeida, e a presidente da Associação Sol-Doando Amor, Nadia Solange Neves de Castro Menezes.
Durante a solenidade, o juiz federal, Antônio César Bochenek, salientou que: “a Associação JusCidadania da Justiça Federal do Paraná reconhece a relevância do trabalho da Receita Federal na destinação de bens apreendidos e agradece a todos a oportunidade de contribuir com o projeto e atender tantas pessoas”.
O delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Remy Deiab, destacou que: “essa destinação reflete uma atuação importante da Receita Federal, cujos servidores, de um lado, atuam diuturna e incansavelmente no combate ao contrabando, descaminho e outros delitos transfronteiriços e apreendem diversos tipos de itens, como o cabelo humano ora destinado, e de outro lado, no âmbito de ações de Cidadania Fiscal, realizam destinações nobres como esta, que possui relevante impacto social e que beneficiam pessoas em vulnerabilidade nos momentos que mais precisam”, afirma.
O delegado da Alfândega da Receita Federal em Curitiba, Rafael Dolzan, complementou. “A Receita Federal tem muito orgulho de, por meio dessas doações, contribuir na recuperação da autoestima e da saúde dessas pacientes, reforçando o compromisso da instituição em trabalhar sempre com responsabilidade social e em benefício da sociedade”, diz.
Ações como esta reforçam o papel da Receita Federal como uma instituição que vai além de suas atribuições de fiscalização e arrecadação, atuando também na promoção da solidariedade e do bem-estar social. Ao destinar bens apreendidos para finalidades beneficentes, a Receita contribui diretamente para transformar vidas, demonstrando que a aplicação correta dos recursos públicos e a responsabilidade social caminham juntas na construção de uma sociedade mais justa e humana.
Com informações da Assessoria de imprensa