Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Ponta Grossa

Inovação tecnológica: HU-UEPG realiza cirurgias inéditas de endoscopia na coluna em Ponta Grossa

Procedimento cirúrgico é considerado menos invasivo, além de trazer mais benefícios para os pacientes durante o pós operatório

há 2 horas

Publicado por Lucas Ribeiro

Publicidade
Inovação tecnológica: HU-UEPG realiza cirurgias inéditas de endoscopia na coluna em Ponta Grossa
Aline Jasper/UEPG.

Viver melhor e sem dor: a expectativa de todo paciente que realiza uma cirurgia eletiva agora pode ser realiza da de forma mais rápida, com uma nova tecnologia disponível no Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pela primeira vez, cirurgias endoscópicas de coluna são realizadas no HU-UEPG, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O chefe da neurocirurgia nos HUs, Fabio Alex Fonseca Viegas, comemora a conquista para a saúde pública dos Campos Gerais. “Esta técnica moderna, minimamente invasiva, traz benefícios incríveis para o paciente: menor corte e cicatriz reduzida, menos dor no pós-operatório, recuperação rápida, alta hospitalar precoce e retorno ágil às atividades diárias”, explica. Por meio de um endoscópio (um tubo fino com câmera e luz), é possível realizar uma cirurgia minimamente invasiva, que causa menos trauma do que os procedimentos convencionais.

A diretora geral dos HUs, Fabiana Postiglione Mansani, destaca que a realização desse tipo de cirurgia minimamente invasiva demonstra o avanço em complexidade, em tecnologia, e também na especialização e capacitação das equipes médicas. Além disso, ela comemora o conforto e a segurança trazidos para os pacientes atendidos pelo SUS. “Cirurgias minimamente invasivas têm uma recuperação muito mais rápida. O paciente consegue ficar menor número de dias dentro do hospital e isso faz com que o nosso HU se torne ainda mais eficiente”, enfatiza.

“Todo mundo ganha”, enfatiza o diretor técnico dos HUs, Marcelo Young Blood. “O cirurgião consegue fazer um procedimento com uma tecnologia de ponta – e a gente tem equipe treinada para isso -; o paciente ganha no tempo de internamento, com menor dor no pós-operatório, na recuperação mais rápida; e o SUS ganha também, no sentido de que esse paciente fica menos tempo no hospital, vai requerer uma menor reabilitação, e acaba que o paciente pode retornar mais rápido ao trabalho e às funções que ele já exercia anteriormente”.

Entre as principais patologias tratadas pela técnica estão hérnia de disco (a mais comum), estenose de canal lombar e estenose foraminal (estreitamentos dos canais por onde passam os nervos na coluna). Segundo Viegas, o grande diferencial do HU-UEPG é a capacitação da equipe. “Contamos com neurocirurgiões altamente especializados, oferecendo um padrão de excelência técnica raramente visto no serviço público. É tecnologia de ponta e competência médica a serviço da nossa população”.

O procedimento é realizado com auxílio de raio-X para marcar o ponto exato de entrada. A cirurgia começa com uma incisão pequena, de um a dois centímetros. Em seguida, são inseridos um marcador, a cânula de trabalho e, por fim, o endoscópio, que possui iluminação própria, canal de trabalho para passagem de instrumentos e sistema de irrigação que mantém o campo de visão limpo.

Confira a matéria completa no site da UEPG.

Galeria de Imagens:

Aline Jasper/UEPG
Aline Jasper/UEPG
Publicidade

Leia também

UEPG abre licitação para construção de nova pista de atletismo de R$ 10 milhõesA data de acolhimento, abertura e divulgação de propostas vão até o dia 07 de abril de 2026, às 9h30 da manhã
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia