há 2 horas
Publicado por Matheus Gaston

O professor João Carlos Gomes, do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), recebeu uma homenagem do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe-PR), como Educador do Ano de 2025, em reconhecimento à sua trajetória, dedicação e relevantes contribuições para a educação paranaense.
A homenagem aconteceu durante o Prêmio Sinepe-PR – Práticas Inovadoras em Educação, na última sexta-feira (14), e contou com a presença de diversas autoridades, amigos e familiares de João Carlos. O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, esteve na solenidade e destaca que a relevância do homenageado para o ensino é indiscutível.
“O professor João Carlos Gomes é um grande defensor do ensino em todas as áreas, em diferentes níveis, e que foi três vezes reitor da nossa instituição. Foi secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e atualmente é presidente do Conselho Estadual de Educação. É um profissional que dedicou toda sua vida a formar pessoas, não apenas na Odontologia, mas nas mais diversas áreas. Parabenizamos o professor João Carlos Gomes e a Sinepe pela valorização dessa trajetória”, diz.
A carreira de João Carlos Gomes com a UEPG começa como acadêmico de Odontologia. Desde 1979, ele atua como docente. Hoje, é professor titular, ministrando aulas para a graduação e pós-graduação, na UEPG e no exterior, sendo o Coordenador do Centro de Odontologia Digital (COD). Na carreira administrativa, ele atuou como Diretor do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (1987-1991) e Reitor (1991-1994; 2006-2010 e 2010-2013) por três mandatos. Trabalhou também como Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná.
Para o diretor do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa), professor Júlio César Miné, a história do professor João Carlos está atrelada à história da UEPG. “O professor João Carlos é, sem a menor dúvida uma figura bastante importante para o Sebisa e para a UEPG, um docente que sempre se preocupou com a melhoria da formação, não só dos acadêmicos do Curso de Odontologia, mas de todos os Cursos da UEPG, uma vez que em suas atuações acadêmicas, administrativas e de gestão dentro e fora da Universidade, o permitiram auxiliar na estruturação, crescimento e modernização tanto do Sebisa quanto da UEPG. Ficamos muito felizes com mais essa merecida homenagem ao professor João Carlos que, sem dúvida, muito doa de si para o ensino superior”, destaca o diretor do Sebisa.
João Carlos tem uma trajetória na educação que passa pelo ensino médio até o Doutorado, muito além dos quase 50 anos dedicados à UEPG. “Eu nunca abandonei a sala de aula”, comenta, orgulhoso. “Essa homenagem eu recebo com muito orgulho, mas divido ela com todas as pessoas e instituições que me acompanharam nessas mais de 4 décadas voltadas à educação, desde o Sepam, UEPG, Conselho, Secretaria, colegas professores, alunos de todos os níveis e também as pessoas que eu tive o privilégio de conviver nesses anos na gestão”, completa.
De março de 1976 até hoje, não houve um dia em que os corredores do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa) não receberam João Carlos Gomes. O filho prodígio da UEPG contribuiu para a evolução da instituição, desde a sua época como aluno, ainda percorrendo os corredores do Campus Centro.
Enquanto reitor, João Carlos atuou para a consolidação da Universidade, destacando-se pela construção de prédios importantes, como a Biblioteca do Campus de Uvaranas (Bicen) e o Hospital Universitário (HU), e pela criação do curso de Medicina.
Gomes presidiu também a Associação Brasileira da Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), dando uma projeção nacional e internacional para estas instituições. João Carlos foi, ainda, titular da Secretaria Municipal de Educação. Criou políticas de investimento nas IES com impacto na ciência e na comunidade, por meio das ações de extensão e de pesquisa, destacando-se por sua presença constante nos eventos internos e externos do ensino superior.
Com informações da Assessoria de imprensa