há 5 horas
Heryvelton Martins

O traçado do novo contorno rodoviário de Ponta Grossa, uma das principais obras viárias previstas para a região nos próximos anos, ganhou um novo capítulo com a entrega de uma proposta técnica endossada por diversas entidades da sociedade civil. O documento, encaminhado ao Grupo CCR, concessionária responsável pela administração das rodovias na região, expressa preocupações e apresenta uma alternativa considerada ideal para o desenvolvimento sustentável do município.
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Segundo o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa (CDEPG), a alternativa sugerida foi resultado de intensos debates envolvendo setor produtivo, instituições de ensino, órgãos de classe e lideranças locais, buscando garantir que o novo contorno — composto pelos trechos Leste e Norte — atenda tanto à expansão urbana planejada quanto à proteção do patrimônio ambiental, especialmente das zonas de amortecimento dos parques nacionais dos Campos Gerais e de Vila Velha.
O contorno rodoviário proposto prevê integração eficiente entre áreas residenciais, industriais e de expansão, facilitando o escoamento logístico e oferecendo acesso seguro a diferentes regiões da cidade. O projeto também foi elogiado por minimizar o impacto ambiental e os custos de desapropriação, ao mesmo tempo, em que assegura espaços adequados para o crescimento de Ponta Grossa nas próximas décadas.

O plano conta ainda com obras estruturais relevantes, como duplicações e faixas adicionais, passagens de fauna, ciclovias e passarelas, medidas vistas como resposta às demandas de modernização e segurança no trânsito. A expectativa é que o Contorno Norte tenha 14,65 quilômetros de extensão, com entrega prevista para 2027, enquanto o Contorno Leste deverá somar 27,7 quilômetros, pronto até 2028. Mais de R$ 16 bilhões estão previstos para investimentos em obras de infraestrutura e tecnologia na região no decorrer das próximas três décadas.