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Ponta Grossa

Sociedade civil apresenta 'Plano B' para desvio rodoviário e pressiona concessionária; entenda

Proposta visa conciliar desenvolvimento econômico, expansão urbana planejada e proteção dos Parques Nacionais dos Campos Gerais e de Vila Velha.

há 5 horas

Heryvelton Martins

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Sociedade civil apresenta 'Plano B' para desvio rodoviário e pressiona concessionária; entenda
Reprodução
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O traçado do novo contorno rodoviário de Ponta Grossa, uma das principais obras viárias previstas para a região nos próximos anos, ganhou um novo capítulo com a entrega de uma proposta técnica endossada por diversas entidades da sociedade civil. O documento, encaminhado ao Grupo CCR, concessionária responsável pela administração das rodovias na região, expressa preocupações e apresenta uma alternativa considerada ideal para o desenvolvimento sustentável do município.​​

Leia também: O que é o Contorno de Ponta Grossa? Obra que promete desafogar o trânsito do município

Segundo o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa (CDEPG), a alternativa sugerida foi resultado de intensos debates envolvendo setor produtivo, instituições de ensino, órgãos de classe e lideranças locais, buscando garantir que o novo contorno — composto pelos trechos Leste e Norte — atenda tanto à expansão urbana planejada quanto à proteção do patrimônio ambiental, especialmente das zonas de amortecimento dos parques nacionais dos Campos Gerais e de Vila Velha.​​

Contorno rodoviário de Ponta Grossa

O contorno rodoviário proposto prevê integração eficiente entre áreas residenciais, industriais e de expansão, facilitando o escoamento logístico e oferecendo acesso seguro a diferentes regiões da cidade. O projeto também foi elogiado por minimizar o impacto ambiental e os custos de desapropriação, ao mesmo tempo, em que assegura espaços adequados para o crescimento de Ponta Grossa nas próximas décadas.​​

Veja trecho do documento / Reprodução
Legenda: Veja trecho do documento / Reprodução

O plano conta ainda com obras estruturais relevantes, como duplicações e faixas adicionais, passagens de fauna, ciclovias e passarelas, medidas vistas como resposta às demandas de modernização e segurança no trânsito. A expectativa é que o Contorno Norte tenha 14,65 quilômetros de extensão, com entrega prevista para 2027, enquanto o Contorno Leste deverá somar 27,7 quilômetros, pronto até 2028. Mais de R$ 16 bilhões estão previstos para investimentos em obras de infraestrutura e tecnologia na região no decorrer das próximas três décadas.​

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