há 2 horas
Matheus Gaston e Ministério das Cidades

O Ministério das Cidades anunciou, na última quarta-feira (26), a liberação de recursos para aquisição de 30 novos ônibus para o transporte coletivo de Ponta Grossa. O investimento de R$ 39,6 milhões, financiado com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), foi disponibilizado por meio do subeixo Renovação de Frota (setor privado) do Novo PAC - Mobilidade Urbana.
Segundo a pasta, a lista inclui veículos elétricos e equipados com motor Euro 6, com potencial para poluir menos. Outros R$ 40,7 milhões foram liberados para aquisição de 47 ônibus que irão circular nos municípios paulistas de Embu das Artes, Taboão da Serra, São Paulo, Osasco e Pindamonhangaba.
Uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira e assinada pelo ministro das Cidades, Jader Fontenelle Barbalho Filho, confirma a seleção da proposta inscrita pela Viação Campos Gerais (VCG), concessionária que administra o transporte coletivo no município.
Em junho deste ano, o Novo PAC já havia auxiliado no financiamento de 25 novos ônibus para a cidade - 15 deles já estão em circulação. O D'Ponta News procurou a Prefeitura de Ponta Grossa para entender como funcionará a aquisição dos novos veículos e se há alguma previsão para incorporação à frota - a reportagem aguarda retorno.
De acordo com a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, desde maio de 2024, a modalidade do programa do Governo Federal permitiu a aquisição de mais de 5,7 mil novos ônibus Euro 6 e 81 novos ônibus elétricos. O órgão afirma que moradores de 227 cidades brasileiras foram beneficiados e que novos anúncios devem ser feitos até o fim deste ano.