há uma hora
Giovanni Cardoso

Dados da Secretaria de Estado da Fazenda mostram que 35.204 veículos em Ponta Grossa já quitaram integralmente o IPVA 2026, enquanto 36.220 proprietários optaram pelo pagamento parcelado. Ao todo, 54,3% da frota tributada da cidade já realizou pelo menos uma das parcelas do imposto. A cidade possui atualmente 131.644 veículos sujeitos ao tributo.
O início da arrecadação do IPVA 2026 no Paraná tem mostrado adesão crescente dos contribuintes. O pagamento à vista, encerrado em 9 de janeiro, registrou recorde histórico, reflexo da alíquota reduzida de 1,9% vigente para este ano.
Em Ponta Grossa, a maior parte da frota que optou pelo pagamento parcial ainda segue dentro do cronograma de parcelas. O calendário do pagamento parcelado prevê datas entre fevereiro e maio, conforme o final da placa do veículo, com guias acessíveis pelos portais oficiais e pelo aplicativo Serviços Rápidos da Receita Estadual.
A porcentagem de veículos de Ponta Grossa em dia com o IPVA está ligeiramente acima da média de alguns municípios paranaenses de grande porte, como Curitiba (40%) e próximo de Londrina (55%) e Maringá (54,9%).
O acompanhamento da regularização do imposto é fundamental para garantir os repasses a serviços públicos, além de evitar multas e juros. A Secretaria da Fazenda orienta os contribuintes a emitir as guias apenas pelos canais oficiais e alerta para a existência de sites falsos que tentam se passar por portais de pagamento.