há 2 horas
Matheus Gaston
A Prefeitura de Ponta Grossa sancionou a Lei nº 15.667, que cria a Escola de Saúde Pública. A medida foi publicada na edição desta sexta-feira (17) do Diário Oficial do Município.
A estrutura ficará vinculada à Fundação Municipal de Saúde (FMS) e tem o objetivo de promover a formação, o desenvolvimento e a atualização de servidores públicos e profissionais de saúde, por meio de políticas e ações de ensino, pesquisa e extensão.
A escola vai oferecer pós-graduação na área da saúde, incluindo as modalidades de Residência em Saúde, Multiprofissional e Uniprofissional. Profissionais inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS) também terão acesso a cursos livres voltados à educação continuada e permanente, com direito à certificação.
Em vídeo publicado nas redes sociais, a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) projeta que os serviços que serão oferecidos pela Escola de Saúde Pública reflitam no atendimento à população. “É um sonho que estamos tornando realidade. É um projeto que nasceu do compromisso com a qualificação contínua de quem cuida da nossa população”, afirma.
Francielly de Souza, gerente do Núcleo de Educação Permanente em Saúde da FMS, explica que a unidade trabalhará em conjunto com instituições de ensino. De acordo com a lei, a escola ficará responsável pela regulação de estágios e projetos de extensão de organizações credenciadas.