há 2 horas
Heryvelton Martins
A Câmara Municipal de Ponta Grossa celebrou a bravura de três policiais militares do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em uma sessão solene realizada em 6 de outubro de 2025. A homenagem, formalizada pela Moção de Aplauso proposta pelo vereador Pastor Ezequiel, reconheceu a ação imediata e corajosa dos militares que, no dia 24 de julho de 2025, salvaram uma idosa de um incêndio residencial na cidade.
O reconhecimento foi direcionado ao 3º sargento Ederson Augusto Haile, ao soldado Bruno Alberto Correa de Paula e ao soldado Fabrício Correia Gonçalves.
Ao chegarem ao local do incêndio, a equipe do 1º BPM isolou a área rapidamente para evitar a propagação do fogo para a casa vizinha e conter o risco da rede elétrica, que já estava comprometida. A situação de perigo iminente se intensificou quando os policiais avistaram uma idosa na residência vizinha. A moradora, que relatou ter problemas de ansiedade e cardíacos, apresentava dificuldades para sair do local.
Diante do risco de um incêndio generalizado, os militares adentraram o imóvel em chamas e realizaram o resgate da cidadã de Ponta Grossa. A alta periculosidade da ocorrência ficou evidente logo após a retirada da vítima, quando ocorreram explosões na rede elétrica.