há 2 horas
Publicado por Lucas Ribeiro

A Prefeitura de Ponta Grossa mobiliza profissionais de diversos segmentos para atuar no combate à dengue em toda a cidade. Após registrar uma redução de mais 90% no número de casos no ano de 2025 (na comparação com o ano anterior), a Secretaria Municipal de Saúde busca consolidar a curva de redução neste ano: para isso, um conjunto de ações reúne medidas de prevenção, fiscalização e também o uso da tecnologia para mapear a presença do mosquito aedes aegypti no Município.
Nos bairros, dezenas de equipes compostas por Agentes de Combate às Endemias (ACEs) realizam visitas em domicílios e comércios, além de verificar denúncias que são enviadas pela população; em todos os casos, os moradores e comerciantes recebem orientações sobre medidas de prevenção e cuidado para evitar a proliferação do mosquito. Os ACEs também lideram o processo de instalação das ovitrampas, armadilhas instaladas para ‘atrair’ o aedes aegypti de forma segura: até o fim de janeiro, a expectativa da Prefeitura é instalar e avaliar mais de 700 locais.
“As equipes que estão nas ruas também realizam atividades direcionadas para espaços de maior risco ou com grande acúmulo de materiais, buscando um monitoramento constante e a conscientização dos responsáveis por estes locais”, explica Cleiber Flores, diretor de Vigilância em Saúde. Em paralelo, todos os materiais coletados pelas equipes são analisados no laboratório do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde são avaliados o tipo de espécie em circulação e o estágio de reprodução do mosquito.
Para facilitar o descarte adequado de resíduos e evitar o acúmulo de materiais por um grande espaço de tempo, a Prefeitura, assim como em 2025, antecipou o início do programa Feira Verde para o mês de janeiro; desta forma, mais de 200 pontos de troca em toda a cidade começam a receber a visita do caminhão que faz o recolhimento de pneus e materiais recicláveis – possibilitando a troca por frutas, verduras e outros alimentos.
Com o início do ano letivo, também já estão programadas atividades de conscientização nas Escolas e CMEIs da Rede Municipal de Ensino, seguindo um cronograma que aborda o cuidado com a Dengue e outras doenças de forma periódica com os alunos e responsáveis.
Das Assessorias.