{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Ponta Grossa

PF de Ponta Grossa deflagra operação contra abuso sexual de crianças

Onze mandados de busca e apreensão desse crime foram cumpridos pela Delegacia da Polícia Federal de Ponta Grossa apenas em 2025

há 3 horas

Publicado por Matheus Gaston

Publicidade
PF de Ponta Grossa deflagra operação contra abuso sexual de crianças
Foto: Divulgação/Polícia Federal
Publicidade

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (05), a Operação Anjos da Rede VI, com o objetivo de combater crimes de abuso sexual infantojuvenil praticados na internet. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Umuarama, no Noroeste do Paraná.

A investigação tem como foco interromper a circulação de conteúdo criminoso e responsabilizar os envolvidos. Foram apreendidos, na ação de hoje, eletrônicos que passarão por perícia criminal. Os investigados poderão responder pelos delitos de armazenamento e compartilhamento de material contendo abuso sexual infantojuvenil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Com a operação desta quarta-feira, já são onze mandados de busca e apreensão, envolvendo este tema, investigados pela Delegacia de Polícia Federal em Ponta Grossa, apenas neste ano de 2025.

Crime

Embora o termo "pornografia" ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir "qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais", a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de "abuso sexual de crianças e adolescentes" ou mesmo "violência sexual de crianças e adolescentes", pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.

Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. "Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco", orienta o órgão.

Com informações da Assessoria de imprensa

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Receita Federal doa 800 kg de cabelo para confecção de 400 perucas em Ponta GrossaMaterial, avaliado em R$ 600 mil e apreendido em operações de combate a ilícitos, vai para associação que ajuda pacientes em tratamento oncológico na região
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia