há 4 horas
Publicado por Matheus Gaston
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoverá uma campanha de multivacinação ao longo do mês de outubro em Ponta Grossa. Neste período, as equipes estarão focadas na atualização do calendário de imunização de crianças e jovens menores de 15 anos de idade (até 14 anos, 11 meses e 29 dias).
Além das 24 salas de vacina localizadas nas unidades de saúde e no Centro Vacina PG, à disposição da comunidade, a FMS também segue com a imunização itinerante no Ônibus da Vacina, levando suas equipes para regiões estratégicas e com grande circulação de pessoas.
“A vacinação salva vidas e, por isso, trabalhamos de forma constante para conscientizar a população sobre o assunto, sobre como manter a carteira de vacinação atualizada é sinônimo de cuidado, atenção e carinho com quem a gente ama. Por isso, faço um apelo aos pais para que levem seus filhos até as nossas Unidades de Saúde”, ressalta Liliam Brandalise, presidente da FMS.
Ainda de acordo com a FMS, a vacinação para as crianças e adolescentes será direcionada. Ou seja, cada paciente será avaliado individualmente e receberá as vacinas necessárias de acordo com sua situação vacinal. Todas as vacinas do Calendário Nacional estão disponíveis, entre elas as de sarampo e febre amarela, além da oportunidade de regularizar doses que eventualmente não tenham sido aplicadas na idade indicada.
Atualmente, as plataformas de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) estão interligadas, sendo possível encontrar informações sobre o atendimento recebido nas Unidades, mas nem sempre foi assim. Por isso, as equipes que atuam nas UBS destacam a importância de as famílias localizarem a carteira de vacinação física e a levarem para as salas de vacina.
“Nas últimas décadas e até um tempo não muito distante, o controle da vacinação, seja das crianças ou dos adultos, era feito somente pelas carteirinhas e no papel. Diante disso, é fundamental que as famílias façam um esforço para localizar a carteira em casa, principalmente as mais antigas”, afirma Daniele Fabian, gerente do Programa Municipal de Imunização.
Com informações da Assessoria de imprensa