há 2 horas
Gabriel Aparecido e Lucas Ribeiro

O gabinete da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa cancelou uma reunião com as merendeiras concursadas do município após rejeitar a permanência dos membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (SindServ) e também da equipe de imprensa do D´Ponta News. A reunião estava marcada para ocorrer às 13 horas desta sexta-feira (13), no Anfiteatro Municipal Eunice Miró Guimarães Cordeiro, na Coronel Cláudio, em Uvaranas.
A informação do cancelamento da reunião foi feita no palco do auditório, após 1h55min de atraso no horário previsto. Um vídeo do momento foi registrado pela equipe de reportagem do D'Ponta News, mostrando o momento em que o anúncio foi feito para as servidoras, já reunidas para aguardar no local. Veja abaixo o registro feito:
Segundo as representantes da gestão pública, foi uma ordem da alta administração da Prefeitura que proibissem a presença da imprensa e do SindServ durante a reunião. O comunicado foi registrado pela equipe do D'Ponta News, após serem chamados para conversar em um espaço separado das servidoras.
Durante a transmissão realizada, uma servidora, identificada como Servidora Tânia, estava visivelmente alterada pela situação e se pronunciou à reportagem. "Totalmente despreparados", enfatizou. "Isso é uma falta de consideração pelo servidor e pelas merendeiras". Por fim, ela se dirige aos pais dos alunos da rede municipal de educação: "Pais, nós estamos aqui reivindicando o direito dos seus filhos".
"Nós que estamos dentro das cozinhas fazendo a comida. Eles estão totalmente despreparados. São uma equipe despreparada e nós não vamos correr o risco de oferecer uma merenda aos nossos alunos com péssima qualidade.
Um dos representantes do sindicato, após o fim abrupto da reunião, comentou com as merendeiras sobre as possibilidades de que a Prefeitura poderia estar planejando para a categoria. "A Prefeitura está muito ligada com a terceirização e alguma coisa de errado ia ser apresentada, que não ia poder ter a presença da representação sindical", pontuou ao D'Ponta News.
Outra servidora, durante a transmissão, se posicionou contra a presença do Sindicato no local. Segundo Patricia Caroline Vasconcelos, merendeira escolar concursada, os representantes do SindServ estariam lá apenas para "atrapalhar quem quer trabalhar". Para a servidora, "quem está contra a terceirização: vai no RH e pede para sair".
Ainda durante a transmissão, a equipe pediu um posicionamento para os representantes da Omega, empresa terceirizada que irá atuar na merenda. No local, eles negaram qualquer forma de comunicação com a imprensa.
A equipe pediu, também, um posicionamento da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa sobre o cancelamento da reunião, mas não teve respostas até o momento. O espaço permanece aberto para a fala dos representantes.