há 2 horas
Lucas Ribeiro

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa regulamentou, por meio dos decretos nº 26.239/2026 e nº 26.240/2026, publicados no Diário Oficial desta quinta-feira (29), o funcionamento da Escolinha do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa e do Museu Municipal de Ponta Grossa Aristides Spósito. Ambos os espaços são vinculados à Secretaria Municipal de Cultura.
De acordo com os documentos, as medidas estabelecem normas de uso, organização, objetivos e funcionamento das unidades culturais, além de definir diretrizes administrativas, pedagógicas e de preservação patrimonial, garantindo segurança, acesso público e integridade dos bens históricos.
Localizada na Villa Hilda, na Rua Júlia Wanderley, nº 936, no Centro, a Escolinha do Patrimônio Cultural passa a ser oficialmente reconhecida como um programa pedagógico-cultural mantido pelo município. O espaço tem como foco a valorização da identidade cultural local, especialmente entre crianças, adolescentes e educadores.
Entre os objetivos estão o estímulo ao reconhecimento e à preservação do patrimônio cultural de Ponta Grossa, por meio de oficinas, visitas guiadas, jogos, contação de histórias e vivências educativas. As atividades serão gratuitas e organizadas por equipe designada pela Secretaria Municipal de Cultura, com possibilidade de ações em escolas, museus e outros espaços culturais da cidade.

Também instalado na Villa Hilda, bem tombado como Patrimônio Cultural do Paraná, o Museu Municipal Aristides Spósito teve seu regimento interno aprovado com regras voltadas à preservação, pesquisa, conservação e divulgação do acervo histórico do município.
O decreto define normas para gestão do acervo, criação de política museológica, controle de visitas e conduta dos frequentadores. Fica proibido, por exemplo, fumar, comer, beber, fotografar ou manusear peças do acervo sem autorização, além da entrada com bolsas e sacolas. O museu também deverá manter equipe técnica especializada e revisar seu Plano Museológico a cada cinco anos.

Mais informações podem ser encontradas no Diário Oficial de Ponta Grossa clicando aqui.