há 2 horas
Heryvelton Martins

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) oficializou a adequação da nomenclatura de diversas instituições de ensino que aderiram ao Programa Paraná Integral. A medida, estabelecida pela Resolução n.º 497/2026, altera o nome de colégios em Ponta Grossa, Palmeira e Piraí do Sul para refletir a oferta de ensino em tempo integral.
A adequação está amparada na Lei Estadual n.º 21.658/2023 e visa padronizar a identificação das escolas que ampliaram a jornada escolar dos alunos. Em Ponta Grossa, quatro colégios estaduais tiveram seus nomes atualizados: Francisco Pires Machado, Meneleu de Almeida Torres, Alberto Rebello Valente e Professor Amálio Pinheiro. Nestas unidades, o Ensino Fundamental passa a ser oficialmente denominado “em Tempo Integral”.
Ponta Grossa: C. E. Francisco Pires Machado, C. E. Meneleu de Almeida Torres, C. E. Alberto Rebello Valente e C. E. Professor Amálio Pinheiro.
Palmeira: Colégio Estadual Coronel David Carneiro.
Piraí do Sul: Colégio Estadual Rivadávia Varga
Além das mudanças de nomenclatura, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) publicou a Resolução nº 504/2026, que determina o encerramento do Curso Técnico em Informática na rede estadual de ensino em todo o Paraná, com a substituição pelo curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas.