há 7 horas
Publicado por Matheus Gaston
A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou em primeira discussão, com 17 votos, na última quarta-feira (08), o projeto de lei nº 311/2025 de autoria do Poder Executivo. A proposta cria a Escola de Saúde Pública, que busca promover a formação, o desenvolvimento e a atualização de recursos humanos em saúde. A criação da instituição atende às demandas de qualificação constante dos trabalhadores da área da saúde, como forma de estimular, não só a qualificação, como a requalificação para os serviços de saúde pública.
A Escola de Saúde Pública estará habilitada a prestar serviços de educação nas áreas de pós-graduação, incluindo as modalidades de Residência em Saúde, Multiprofissional e Uniprofissional, bem como cursos livres, pesquisas no âmbito científico e tecnológico em saúde e cursos de extensão articulados ao planejamento das Unidades de Saúde e demandas dos setores da Fundação Municipal da Saúde (FMS).
Cabe à Escola de Saúde Pública coordenar a educação profissional em saúde no âmbito da FMS e gerenciar o Núcleo de Educação Permanente em Saúde, além de planejar e coordenar a aplicação dos recursos orçamentários destinados às ações de formação e desenvolvimento profissional e encaminhar à pasta os resultados das formações e desenvolvimento profissional.
A escola também estará habilitada a expedir as certificações dos cursos ministrados, bem como integrará a gestão da FMS, tanto no plano orçamentário, como financeiro. O PL também prevê o gerenciamento do processo de educação permanente dos serviços públicos e trabalhadores vinculados à FMS.
O projeto de lei segue para segunda discussão, prevista para segunda-feira (13). Se aprovado, segue para sanção do Poder Executivo.
Com informações da Assessoria de imprensa