há 28 minutos
Publicado por Matheus Gaston

O campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) recebeu 977 candidatos neste domingo (23) para realização da prova do Vestibular 2026. Ao todo, 153 inscritos não compareceram. A prova teve início às 14h, com os primeiros participantes deixando as salas às 15h30.
A avaliação foi composta por uma prova objetiva e uma redação, cujo tema convidou os candidatos a refletirem sobre a falta de moradias e as causas que levam pessoas à situação de rua. O texto exigia a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo em modalidade formal da língua portuguesa, com apresentação de proposta de intervenção que respeitasse os direitos humanos, fundamentada em argumentos e fatos organizados de forma coerente e coesa.
De acordo com Edevaldo Rodrigues Carneiro, chefe do Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) e coordenador local do vestibular, o processo ocorreu dentro da normalidade. Ele destacou que a procura pelo campus superou as expectativas e reforçou o papel estratégico dos eventos realizados pela UTFPR na aproximação com a comunidade.
“O processo transcorreu dentro dos padrões de normalidade. No contexto geral, estamos conseguindo divulgar a instituição por meio dos eventos que trazem a comunidade para dentro da universidade. Os objetivos estão se tornando realidade, visto que provavelmente conseguiremos ocupar todas as vagas públicas ofertadas pelo Campus Ponta Grossa”, afirmou.
O diretor de Graduação e Educação Profissional, Murilo Oliveira Leme, também avaliou positivamente a realização do vestibular e o impacto do processo para a instituição. Para ele, o exame vai além da seleção de novos estudantes e se consolida como uma ferramenta de diálogo com a região.
“O vestibular da UTFPR mostra-se como uma importante ferramenta não só de seleção de alunos, mas também como processo de comunicação com a nossa comunidade regional e futuros alunos. Ponta Grossa desponta como o campus com os cursos mais procurados no interior, o que mostra a importância do processo como um todo”, destacou.
Com o término da etapa presencial, os candidatos aguardam agora a divulgação do resultado, prevista para o início de 2026. Os aprovados ingressarão no primeiro semestre letivo em uma das dez opções de cursos presenciais oferecidos pelo campus.
Com informações da Assessoria de imprensa