há 2 horas
Lucas Ribeiro

O vereador Ricardo Zampieri (PL) publicou um vídeo questionando a situação de ambulâncias que, segundo ele, estariam paradas na Prefeitura, enquanto um veículo terceirizado realizava o atendimento à UPA Santana, em Ponta Grossa. O conteúdo foi divulgado nas redes sociais do parlamentar na noite de sexta-feira (6).
No vídeo, Zampieri questiona funcionários da UPA sobre o motivo de os veículos estarem parados. Segundo o parlamentar, há relatos de pacientes que aguardam por horas a realização de transferências para exames, o que o levou a registrar o material.
No material, Zampieri entrevista uma paciente identificada como Maria Helena. Durante a conversa, a mulher relata que chegou à unidade por volta das 8h e que, desde as 11h30, aguardava uma ambulância. No momento da gravação, segundo o parlamentar, o horário era aproximadamente 15h30.
Na sequência, o parlamentar conversa com funcionárias da unidade, que não foram identificadas. Segundo relatos apresentados no vídeo, a UPA conta com uma ambulância para atendimento, porém, quando há a necessidade de transporte de pacientes psiquiátricos para o município de Londrina, o veículo permanece fora da unidade por cerca de 12 horas. Ainda de acordo com as funcionárias, nesses casos é solicitado apoio à Prefeitura, o que nem sempre ocorre. Assista o vídeo completo clicando aqui.
Em nota, também publicada nas redes sociais, a administração das UPAs de Ponta Grossa informou que repudia a conduta do vereador Ricardo Zampieri durante a gravação do vídeo divulgado nas redes sociais. Segundo a instituição, o parlamentar entrou na unidade realizando filmagens de pacientes e colaboradores sem consentimento e abordando profissionais em busca de esclarecimentos.
A gestão da UPA afirmou que se colocou à disposição para atender o vereador, solicitando apenas o respeito ao direito de imagem de pacientes e trabalhadores. Ainda de acordo com a nota, apesar dessa orientação, teriam sido realizadas filmagens sem conhecimento dos envolvidos, com posterior publicação de conteúdos editados e fora de contexto.
A instituição também destacou que a Constituição Federal assegura a proteção à intimidade, honra e imagem das pessoas, reforçando que a fiscalização por parte de agentes públicos é legítima, mas deve ocorrer por meios formais e institucionais. Por fim, a UPA Santana afirmou que não houve solicitação oficial de fiscalização por parte do vereador e reiterou seu compromisso com a ética, a transparência e o respeito aos pacientes e colaboradores. Confira a nota completa abaixo:
"A UPA Santana manifesta repúdio à conduta do vereador Ricardo Zampieri, que nesta sexta-feira entrou na unidade realizando filmagens de pacientes e colaboradores sem consentimento e abordando profissionais para exigir esclarecimentos."
"A gestão da unidade se colocou à disposição para atendê-lo, solicitando apenas o respeito ao direito de imagem de pacientes e trabalhadores. Apesar de concordar, sua assessoria realizou filmagens ocultas e publicou o conteúdo nas redes sociais com falas editadas e fora de contexto."
"A Constituição Federal, em seu Artigo 5º, assegura a proteção à intimidade, à honra e à imagem das pessoas. Reforçamos que a fiscalização é legítima, porém deve ocorrer por meios formais e institucionais, o que nunca foi solicitado pelo vereador."
"Expor e constranger profissionais de saúde é inaceitável! A UPA Santana reafirma seu compromisso com a ética, transparência e respeito aos pacientes e colaboradores."