Domingo, 28 de Abril de 2024

Caminhada, procissões e Via Sacra são realizadas pela Diocese na Sexta-feira Santa

2024-03-28 às 18:48
Foto: Arquivo Pascoms Paróquia Nossa Senhora dos Remédios / Nossa Senhora Medianeira / EMM

A Sexta-feira Santa é o único dia do ano em que não há missas nas igrejas. É um dia dedicado a lembrar a Paixão e Morte de Jesus na cruz, como sacrifício supremo de amor por nós. Às 15 horas, horário em que Jesus morreu, realiza-se a celebração da Paixão do Senhor, que inclui a narrativa da crucificação, a adoração à cruz e a comunhão eucarística. Em muitas paróquias, esse é o dia em que as encenações, vias-sacras e musicais acontecem. Procissões como a da imagem do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores pelas ruas do Jardim Esplanada, promovida pela Paróquia Nossa Senhora Medianeira, em Ponta Grossa, que acontece há mais de 40 anos.

Antes, na sexta-feira, haverá a Via-Sacra pelas ruas, às 6 horas, com ponto de encontro na Capela Nossa Senhora Aparecida (Jardim Atlanta). Às 8 horas, com encontro em frente à matriz, da Capela Nossa Senhora Perpétuo Socorro (Jardim Jacarandá) e em frente à Capela Nossa Senhora das Graças (no Parque Nossa das Graças) e, às 9 horas, com encontro na Capela Menino Jesus de Praga (no Tânia Mara) e em frente à Capela Santa Mônica (Santa Mônica). Das 8h às 12h, terá atendimento de confissões (matriz e Capela Nossa Senhora das Graças) e adoração (matriz). Além da celebração da morte do Senhor, às 15 horas.

A procissão do Senhor Morto iniciará às 19h30, logo depois das Sete Dores de Maria, uma meditação sobre o sofrimento de Nossa Senhora, que, apesar de sua serenidade, viveu tamanha dor em ver o seu filho preso e condenado à morte. “Uma espada lhe atravessou a alma”, como já previa o profeta Simeão. A procissão vai sair da Capela Nossa Senhora das Graças em direção à matriz. Todos são orientados a levar velas e livro da Via Sacra.

Na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Tibagi, a procissão com Jesus Morto terá as meditações da Via Sacra. A saída, às 19 horas, se dará em frente ao cruzeiro, próximo ao Portal do Turismo até a igreja matriz. São esperadas aproximadamente 400 pessoas. Ainda na Sexta-feira Santa, haverá Via Sacra das 7 horas até às 12h, na Igreja Matriz, de em hora em hora, conduzida pelas crianças do primeiro ao quinto tempo da Catequese. Às 15 horas, acontece a celebração da Palavra, com adoração da santa cruz na matriz.

Na Paróquia São João Paulo II, no Bairro Contorno, às 18h30, quatro procissões luminosas simultâneas sairão das comunidades da cidade: Mãe da Igreja, Nossa Senhora das Dores, Mãe da Divina Providência e matriz. As pessoas irão se encontrando ao longo do caminho e seguirão em direção à matriz. No pátio da igreja, está programada a encenação da Paixão de Cristo e um musical apresentado pelas crianças do Coral Infantil O amor me Explicou tudo e padre Wagner Oliveira da Silva. A encenação ficará por conta dos jovens do Grupo Yeshua.

“Às 19h30, viveremos um momento muito especial, com a encenação e o musical. Um momento muito bonito. A Páscoa é a celebração central dos católicos, é de onde parte a nossa fé. Porque muitos passaram por esse mundo, todos morreram e um só ressuscitou. Depois, ressuscitam todos aqueles que caminham unidos a Ele. A Igreja sempre reconheceu a Páscoa como celebração da passagem da morte para a vida. Jesus tomou sobre si o pecado do mundo e por sua morte deu-nos vida e é isso que nós celebramos: a vida, mas não essa vida que o mundo apresenta, mas a vida plena, eterna, que foi inaugurada por Nosso Senhor Jesus Cristo. A partir da Páscoa que se celebra depois o Natal e toda a vida litúrgica da Igreja. Ao longo do tempo, a visão comercial acabou levando a uma distração do verdadeiro significado da Páscoa, mas posso dizer que, até mesmo através da doçura do chocolate ou do doce do ovo, que é o sinal da vida que se rompe, o sepulcro rompido, a vida que nasce, temos também o simbolismo da Páscoa. Jesus rompeu o sepulcro e ele nos deu vida”, explica belamente o pároco da São João Paulo II, padre Wagner.

Via Sacra Luminosa

E o Encontro Matrimonial Mundial promoverá a Via Sacra Luminosa, no Instituto São João XXIII, a partir das 20 horas. Cada pessoa leva sua vela e por uma hora, uma hora e meia, vão passando pelas estações e rezando. Um homem faz o papel de Jesus e acompanha todos os momentos da via. “É bem bonito. Um caminho lá dentro do Instituto. Convidamos a todos que queiram participar conosco”, chama Adriane Cristina do Nascimento Gonçalves, da coordenação diocesana do Encontro Matrimonial Mundial.

Caminhada

Às 6 horas, os Arautos do Evangelho promovem a caminhada penitencial, saindo da Capela São Paulo Apóstolo, em Uvaranas. Os peregrinos irão rezando, cantando, louvando até a Capela Santa Bárbara. Lá, haverá uma breve meditação, uma bênção e o retorno. Haverá transporte para o regresso dos penitentes. A previsão de chegada de volta é às 10 horas.

da assessoria