Sábado, 27 de Abril de 2024

Caritas Diocesana inicia entrega de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social

2024-03-21 às 10:06
Foto: Divulgação

Desde às 8 horas desta quarta-feira (20), a equipe da Caritas Diocesana esteve mobilizada para a entrega dos alimentos recebidos dentro do Programa Compra Direta, da Secretaria estadual da Agricultura e Abastecimento. Os funcionários separaram, organizaram e montaram os kits que vão beneficiar 877 famílias em 16 paróquias e associações voltadas para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Essa foi a primeira remessa de comida entregue. Elas vão acontecer durante o ano todo, sempre às quartas-feiras.

As famílias beneficiadas já estão cadastradas nas paróquias e no Setor de Segurança Alimentar da Caritas. “O cadastro está fechado e foi enviado à Prefeitura. Não podem ser inseridas outras famílias porque se não ultrapassa a quantidade de alimentos, orgânicos, vindos de quatro cooperativas da região de Ponta Grossa. A Caritas separou em kits os alimentos e repassou às comunidades, que farão a entrega. “São famílias que estão vivendo em vulnerabilidade social e receber esses alimentos faz toda a diferença, no dia-a-dia”, comenta a assistente social da Caritas, Tamila Bruna Teixeira, que acompanha o Projeto Compra Direta.

Os kits foram montados em tamanhos P, M e G, de acordo com o número de pessoas na família: 2 pessoas (P), 6 (M) e 10 (G). “Hoje foi nosso primeiro dia com a organização dos alimentos vindos do programa. Futuramente, se for necessário, nossa forma de trabalho pode mudar”, acrescenta Tamila. O Programa Compra Direta Paraná foi criado na pandemia do Coronavírus, em 2020, e é exclusivo para as organizações que possuem Declaração Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/CAF Jurídica) e que tenham mais de 50% dos agricultores familiares associados no Paraná.

O preço de referência para a aquisição dos alimentos é o estabelecido pelo Departamento de Economia Rural, sem necessidade de disputa pelo menor valor. Para alimentos orgânicos, há acréscimo de até 30%. O programa visa adquirir gêneros alimentícios de cooperativas ou associações da agricultura familiar, que fazem entrega direta à rede socioassistencial do Estado, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e hospitais filantrópicos, entre outros.

Por meio do programa são adquiridos alimentos destinados à rede socioassistencial, o que inclui restaurantes populares, cozinhas comunitárias, hospitais filantrópicos, entre outros. Também são atendidos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Atestada a entrega dos produtos nas condições exigidas pelo edital, o Estado faz o pagamento para a associação ou cooperativa.

A entrega inclui alimentos diversificados, como arroz, complementos, farinhas, feijão, frutas, hortaliças, legumes, ovos, pão, polpas e sucos, totalizando 6.501 toneladas para um período de 12 meses.

Na Diocese, o programa envolve as paróquias Nossa Senhora Auxiliadora, Senhor Bom Jesus, Espírito Santo. São Francisco de Assis, Nossa Senhora de Guadalupe, São João Paulo II, São Judas Tadeu, Nossa Senhora do Monte Claro, Nossa Senhora de Fátima (matriz e capelas Nossa Senhora da Luz e São Vicente de Paula), Nossa Senhora do Pilar, Santa Rita de Cássia (46 famílias), Nossa Senhora do Rosário, São Sebastião e Nossa Senhora da Saúde, além da Central Única das Favelas (284 famílias), Projeto Emanuel (trabalha com famílias em situação de vulnerabilidade e pessoas em situação de rua), Associação Florescer, que trabalha com mulheres da Vila Margarida; Associação Erickson Duarte (ocupação, 72 famílias), onde estão cadastradas 72 famílias; Centro de Referência de Assistência Social da Vila Coronel Cláudio (80 famílias) e Casa de Apoio Irmão Pedro.

da assessoria