Sábado, 27 de Abril de 2024

Comunidade lamenta morte de religioso em PG

2024-03-25 às 10:36

Publicações compartilhadas nas redes sociais lamentam a morte do religioso Renato José Rothen, de 56 anos. ‘Irmão Renato’, como era conhecido, foi encontrado morto na Rua Florestópolis, nos fundos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Cipa, em Ponta Grossa, na tarde deste domingo (24). Segundo a Diocese de Ponta Grossa, o religioso trabalhava na Casa da Criança e do Adolescente Irmãos Cavanis e na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e enfrentava um forte quadro depressivo há alguns meses.

Em nota divulgada pela Província Cavanis do Brasil, congregação a qual Renato pertencia, a instituição afirma que a morte foi “repentina”. “Unamo-nos em oração aos padres e irmãos Cavanis, neste momento de dor. Ao irmão Renato desejamos a plenitude da vida em Deus. Descanse em paz! Ir. Ilca, Provincial das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo”.

“Querido amigo.. Grande irmão em Cristo, esteja em paz. Meus sentimentos a todos familiares e amigos…sentiremos sua falta. Muito obrigada por tudo que fizeste por todos nós aqui no Norte”, diz uma internauta. “Descansa em paz meu irmão amigo desde infância que Deus o receba de braços abertos vai com Deus”, escreveu um amigo.

O velório acontece no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e, às 14h desta segunda-feira (25) será celebrada a missa de exéquias. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Frei Mathias, em Castro, às 16h.

Biografia

Renato José Rothen nasceu em Capanema (PR), em 25 de setembro de 1967, filho de Maria Alzira Rothen e Wendelino Rothen. Tinha seis irmãs e um irmão. Foi batizado dia 7 de outubro de 1967, no mesmo município. Filho de família de origem alemã, agricultora e muito católica, morava na comunidade de Lajeado Lindo. O religioso contava que recebeu o chamado vocacional na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Pérola D’Oeste (PR), local em que trabalhou na casa paroquial como secretário. Padre Ângelo Zaniolo foi um dos religiosos Cavanis que muito o motivou a seguir na caminhada vocacional.

Iniciou a trajetória rumo a vida religiosa em 28 de fevereiro de 1992, no então Seminário Santa Cruz, em Castro. Ali, permaneceu até a conclusão do ensino médio. Em 1995, manifestou o desejo de conhecer mais a Congregação Cavanis através do Noviciado, em Ponta Grossa. No dia 14 de janeiro de 1996, fez sua primeira profissão dos votos de pobreza, castidade e obediência. Cursou Filosofia em São Paulo, residindo na Paróquia de São José, de Vila Palmeiras. “Tendo postulado o Carisma Cavanis neste período, senti, portanto, o ardente desejo de seguir os passos do próprio Jesus. Escolhi como verdadeira família a Congregação das Escolas de Caridade/Instituto Cavanis, em 8 de junho de 2002, com minha profissão perpétua, acontecida em Pérola D’Oeste”, relatou o próprio Irmão Renato em sua biografia.

Como Irmão-religioso, trabalhou em vários lugares do Brasil, exercendo, principalmente, o serviço de educador em Castro, Novo Progresso, Castelo dos Sonhos, no Pará. Nos últimos anos, trabalhou no Colégio Cavanis, em Ortigueira, auxiliando na Casa da Criança e na Paróquia São Sebastião. Atualmente, residia em Ponta Grossa, junto com o padre Edemar de Souza.

Do Grupo D’Ponta Mídias e Consultoria fica o respeito e a solidariedade aos familiares e amigos.

Veja também

Homem de 56 anos é encontrado morto em Oficinas