Domingo, 29 de Setembro de 2024

Dentista da O1 Saúde destaca que o bruxismo é um dos grandes vilões por trás dos DTMs; entenda

2024-06-18 às 14:41

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (18), a dentista e sócio-proprietária da O1 Saúde, Dra. Silvia Regina Stainle Sgarbi, comentou sobre os distúrbios temporomandibulares (DTMs).

A especialidade da Dra. Silvia é voltada às dores faciais e para a odontologia do sono. “Eu realizo tratamentos relacionados ao ronco e à apneia, além dos problemas da ATM, que é a articulação que fica à frente do ouvido e nos permite abrir e fechar a boca”, explica. 

Problemas na ATM

A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano. Para localizá-la, posicione seus dedos logo em frente das orelhas, abra e feche a boca e você sentirá as articulações temporomandibulares, uma de cada lado do rosto, movimentarem-se sob seus dedos.

“Os problemas relacionados à ATM são muito recorrentes na nossa cidade e levam o paciente a quadros de dores faciais, de cabeça, no pescoço e para abrir e fechar a boca. Grande parte da população não sabe o que é a ATM, então por vezes a pessoa tem uma cefaleia e não tem noção que ela possa estar acontecendo em decorrência de um problema da ATM”, pondera. “Nesses casos, normalmente o paciente procura um médico neurologista e faz uma série de exames, porém acaba não havendo um diagnóstico correto daquela dor de cabeça”, acrescenta.

DTMs

Ela afirma que muitas vezes essas dores de cabeça e afins vêm de distúrbios temporomandibulares (DTMs), que são causados por problemas com os músculos, ou as articulações da mandíbula ou com o tecido fibroso que os une. “Há um grande vilão por trás de tudo isso, que é o bruxismo. Ele se trata do hábito de apertar os dentes em outros momentos que não são os da mastigação”, ressalta.

A Dra. Silvia pontua que nas 24 horas do dia, as pessoas tocam os dentes apenas em 20 minutos. “Isso acontece no momento da deglutição e mastigação. Todos os outros momentos que tocamos os dentes, sem o objetivo de desempenhar alguma dessas funções, são patológicos e chamamos isso de bruxismo”, destaca. “Então essa sobrecarga no sistema mastigatório pode gerar um problema na articulação”, complementa.

A especialista aponta que existe uma diferença entre o bruxismo do sono e o bruxismo de vigília. “O apertamento [dos dentes] noturno, que chamamos de bruxismo do sono, é um distúrbio do sono e está na Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono. O bruxismo de vigília acontece durante o dia a dia e o paciente não percebe”, pondera. “Isso desencadeia uma série de problemas, como desgastes dentários, quebra de restauração, fratura de implante e afins”, finaliza.

Serviço

A Dra. Silvia Regina Stainle Sgarbi atende na Clínica O1 Saúde, na R. Padre Ildefons, 475 – Centro, em Ponta Grossa; e o telefone para contato é: (42) 3122-9600.

CRO 7050

Confira a entrevista completa: