Domingo, 28 de Abril de 2024

Escola de Teologia de PG promove aula inaugural

2024-03-01 às 16:35
Foto: Osmar Abel da Rosa

A Escola de Teologia para Leigos Mãe da Divina Graça, que tem sede em Ponta Grossa, realizou ontem à noite (29), a aula inaugural do período letivo de 2024. Padre Hélio Guimarães, coordenador da Pastoral Presbiteral e reitor do Seminário São José (Etapa de Filosofia) falou sobre ‘A Casa da Teologia’ a dezenas de alunos do curso e pessoas da comunidade, no Espaço Cultural Sant’Ana, e a outras 16 que acompanharam pelo canal do YouTube da Diocese. Este ano, a turma contará com participantes de Curitiba, Castro, Teixeira Soares, Reserva, Tibagi, Ipiranga, Imbaú e até de Moçambique.

O coordenador da Escola de Teologia, padre Antonio Ivan de Campos, fez uma ressalva. “A Escola é ‘com’ leigos, não ‘para’ leigos. Não é um destinatário. Eu lembro da primeira Escola de Teologia, há 30 anos; era pároco aqui da Catedral também. E com Dom Murilo (Ramos Kieger) se criava a Escola de Teologia com Leigos. O primeiro palestrante da aula inaugural, no antigo CTL, que hoje é o Cepa (Centro de Espiritualidade Passionista São Paulo da Cruz), foi o teólogo João Batista Libanio. 30 anos depois, quanta gente passou pelos nossos cursos. Quanta gente ingressou em uma vida mais responsável dentro das comunidades através do conhecimento. Não se trata de uma catequese, não se trata de um cursinho, mas de conhecer aquilo que realmente já ama, que é a nossa fé, a nossa doutrina. E, a partir daí, tantas coisas que dizem respeito a Deus, às coisas de Deus, à Igreja e às coisas da Igreja. Sejam todos bem vindos”, relembrou padre Ivan.

O coordenador destacou que as aulas são online, sempre nas terças e quintas-feiras, das 19h15 às 21h15, via Meet. “Ano passado, pensávamos em fazer, quem sabe um misto. (Aula online) favoreceu muita gente de participar conosco, especialmente, as pessoas de fora de Ponta Grossa, ainda que tenhamos escolas em outros Setores da Diocese. Perdemos um pouco de uma coisa que era preciosa – e aí podemos pensar em outras maneiras de resgatar isso – a ampliação da nossa amizade, o conhecimento dos alunos. Havia já uma relação boa, gostosa sempre. Pessoas que jamais se encontrariam de outro modo. Conheço até casais que se casaram por causa da Escola. Não fizeram a mesma Escola, mas iniciaram uma conversação a respeito de a ter frequentado, e, deu em casamento. É um momento belíssimo e muito importante da nossa Diocese essa Escola, o que pode transmitir e o que pode causar como frutos bons”, ressaltou.

Os alunos foram apresentados um por um, além da secretária, Joanise Consuelo Rodrigues, e de Osmar Abel da Rosa, responsável técnico pela transmissão das aulas. Padre Ivan assegurou que cada módulo é ministrado por assessores da área. É usado o Catecismo da Igreja Católica e a Bíblia. As aulas em 2024 iniciam no dia 5. São 16 módulos, desenvolvidos em dois anos. Os módulos podem ser feitos de modo ‘avulso’. No entanto, o certificado é emitido apenas aos alunos que concluem todos os módulos oferecidos. O investimento é de R$ 40 (matrícula) e R$ 90 (mensalidade). As inscrições permanecem abertas, durante o ano todo.

Teologia

Padre Hélio Guimarães tem oito anos de sacerdócio. Na área da Teologia, já contribuiu com escolas de teologia com leigos em Irati, Piraí do Sul e Castro, e, ainda como seminarista, na própria Escola Mãe da Divina Graça, substituindo assessores, em algum momento. “Hoje, faço um convite para entrarmos na Casa de Teologia. Entrar, sentir-se acolhido e, acima de tudo, conhecer a casa. Talvez, estejamos vivendo uma experiência de fé há tanto tempo, que precisamos avançar no conhecimento de Deus. É salutar eu permanecer ali junto à varanda ou conhecer um pouco mais os alicerces, o que faz a base dessa casa?”, traçou um comparativo.

“A Escola de Teologia vai nos ajudar a perceber que a nossa vida de fé vai muito além da varanda. Alguns leigos podem conhecer alguns aspectos da fé: datas importantes, grandes eventos, o calendário litúrgico. O convite, agora, é para se sentir ‘em casa’, a partir do livro A Casa da Teologia (Editora Paulinas, fevereiro de 2010), escrito por Afonso Murad, que escreveu muita coisa junto com o (João Batista) Libanio. Não é um estudo de Deus ou sobre Deus, mas sempre vai ter a presença de Deus, que nos atrai a conhecer mais sobre Ele e que Se revela a nós. Não se cai em uma escola de Teologia por acaso. A gente entra nesse mundo a partir de um fascínio: quero conhecer mais, quero ir além. E esse fascínio não vem apenas do nosso desejo de aprender. Nós vamos descobrindo, no decorrer da Teologia, que é Deus que coloca esse enamoramento para conhecê-lo já em nosso coração”, explicou padre Hélio.

da assessoria