Com a atual situação de pandemia do coronavírus, muitos serviços de saúde foram paralisados, mas a doação de sangue não é um deles. A chefe do Hemepar de Ponta Grossa, Nelsi Oliveira Zakszewski, afirma até que é importante fazer doação de sangue mesmo no período de pandemia.
Segundo ela, o número de doações caiu aproximadamente 25% em março passado, um dado alarmante, em sua visão, pois o Hemepar da cidade é o único da região dos Campos Gerais que faz a coleta e o processamento de doações, atendendo à demanda de 11 municípios.
Requisitos
Em razão da pandemia, Nelsi relata que, além dos vários requisitos habituais para aceitar um doador de sangue, o Hemepar adicionou novos pontos para garantir a segurança do doador, do recebedor do material e também a da equipe. Alguns desses novos requisitos são:
A chefe do Hemepar pede sensatez e paciência para quem deseja doar sangue. “Nós redobramos os cuidados que já eram bem complexos, e por isso os atendimentos podem demorar mais. Nós somos a linha de frente nessa pandemia, e temos que garantir a segurança dos doadores, mas também temos família, também estamos nervosos. Temos que cuidar dos pacientes, do material e também de nós mesmos”, explica.
Nelsi orienta ainda que os doadores não levem acompanhantes. As aglomerações têm sido evitadas, de forma que são atendidos apenas quatro pacientes a cada meia hora no Hemepar. Durante esse período, é feita uma verificação especial na entrada do local, por meio da qual um profissional treinado verifica a temperatura dos doares e todos os detalhes necessários, para que o risco de contágio seja o menor possível.
D’P SERVIÇO
Hemepar de Ponta Grossa
Endereço: Rua Augusto Ribas, 131 – Centro
Horário: 8h – 13h30
Telefone: (42) 3223-1616
Por Gabriel Ramos de Lima | Imagem: SPDM