Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (30), o médico otorrinolaringologista da Clínica O1 Saúde, Dr. Rafael Santos, comentou sobre a prevenção de doenças respiratórias ou alérgicas na primavera.
A O1 Saúde quer que você viva melhor. Por isso, o Centro reúne especialidades médicas e serviços qualificados nas áreas de Otorrinolaringologia, Alergologia, ATM, Dor Facial, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Fonoaudiologia. Além de consultas e procedimentos clínicos, a O1 Saúde oferece exames rápidos e precisos, facilitando o diagnóstico e recuperação dos seus pacientes.
Primavera, doenças respiratórias e alérgicas
No dia 22 de setembro começou a primavera, estação do ano que é tipicamente associada ao reflorescimento da flora terrestre. Com a primavera, a preocupação das pessoas que possuem alguma doença respiratória ou alérgica aumenta e o Dr. Rafael pontua que os pacientes precisam tomar alguns cuidados nessa época do ano.
“Esse é um período do ano muito complicado para quem sofre com problemas respiratórios, especialmente aqueles que estão relacionados à alergia, como a rinite alérgica, asma e bronquite”, ressalta o especialista. “O início da primavera tem como característica a afloração e com isso o aparecimento de muito pólen no ar. Muitas vezes ele é o causador da rinite alérgica sazonal”, acrescenta.
O otorrinolaringologista afirma que a rinite alérgica apresenta sintomas característicos nesse período. “As pessoas passam o ano inteiro bem, porém quando ocorre a afloração das diversas plantas que temos na região o paciente começa a apresentar coriza, secreção nasal, além da dificuldade para respirar e o espirro”, aponta. “A coceira no nariz, olhos e garganta também é muito comum para esses pacientes que possuem rinite alérgica”, complementa.
Dicas de prevenção para os pacientes
O Dr. Rafael assegura que atualmente a medicina consegue trabalhar no aspecto curativo e também no de prevenção. Ele assegura que existem algumas formas de prevenir doenças, como as infecções bacterianas e virais.
Para a prevenção das infecções bacterianas, o especialista assegura que tornar o ambiente favorável é muito importante para que exista a circulação do ar adequada dentro da casa. “O paciente que possui rinite, asma ou bronquite precisa realizar o tratamento adequado para essas doenças como uma forma de evitar as enfermidades que ocorrem por consequência delas. Especialmente para o público infantil, existem as vacinas pneumocócicas que previnem as complicações das infecções bacterianas e estão disponíveis na rede privada e no SUS”, destaca.
Já para as virais, o otorrinolaringologista afirma que é extremamente importante que os pacientes tomem a vacina Influenza todos os anos. “A vacina da gripe, quando aplicada anualmente, trará uma maior imunidade para esse tipo de infecções. A partir disso entram as orientações gerais, como o ambiente arejado, evitar ficar em ambientes fechados e tomar muito líquido, além de hidratar a mucosa respiratória quando o clima estiver seco”, pondera.
Serviço
O Dr. Rafael Santos atende na Clínica O1 Saúde, na R. Padre Ildefons, 475 – Centro, em Ponta Grossa; e o telefone para contato é: (42) 3122-9600.
CRM 16884
Confira a entrevista completa: