Sábado, 27 de Abril de 2024

Paróquia Nossa Senhora de Fátima realiza Teatro da Paixão de Cristo nesta sexta (29)

2024-03-27 às 16:30

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (27), o pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, padre Edemar de Souza, e o coordenador do Teatro da Paixão de Cristo, Renan Bianco, comentaram sobre as atividades nessa Páscoa.

Semana Santa e Páscoa

A Semana Santa é uma tradição cristã, que faz parte da celebração da Páscoa. Neste momento, os cristãos celebram e relembram a última semana de vida de Jesus Cristo. Todos os eventos dessa semana fazem parte do que os cristãos chamam de Paixão de Cristo.

“Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima temos uma programação muito bonita e extensa e a participação da comunidade está sendo muito boa em todos os dias. Desde o Domingo de Ramos até o Domingo da Ressurreição nós temos uma programação especial”, afirma o padre Edemar de Souza.

A Páscoa é uma das festividades mais importantes para os cristãos e representa um período de renovação e a ressurreição de Jesus Cristo. A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio vernal.

“O preço da vitória e da salvação aconteceu através da cruz, do sofrimento e da dor. Então nós trazemos essa mensagem para as pessoas de que na vida para você conquistar algo verdadeiramente é necessário lutar”, explica o pároco. “Jesus nos salvou na cruz e é por isso que nós cantamos o canto ‘Vitória, Tu Reinarás’, que significa que aquilo que era sinal de suplício e condenação tornou-se causa de superação e alegria para nós”, complementa.

Teatro da Paixão de Cristo

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Vila Cipa, em Ponta Grossa, realiza o tradicional Teatro da Paixão de Cristo na próxima sexta-feira (29). A encenação, que reproduz os últimos passos de Jesus na Terra, foi realizada pela primeira vez na Paróquia em 1980.

“A nossa paróquia fará a grande encenação da Paixão [e morte] de Cristo neste ano. A primeira encenação foi realizada há 44 anos e, segundo a Diocese de Ponta Grossa, essa foi a encenação mais antiga de toda a região, então ficamos muito felizes que a Paróquia Nossa Senhora de Fátima continua por esse caminho”, ressalta.

Renan explica que a Sexta-Feira Santa é um dia de muita oração para os cristãos. “É um dia que você evita escutar música, utilizar o aparelho celular e afins, mas o reserva para o silêncio e a oração. Nesta data, nós visitamos o Santíssimo e fazemos a nossa oração”, finaliza.

Serviço

Teatro da Paixão de Cristo

Data: Sexta-feira (29);

Local: Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Rua Tijucas do Sul, 355 – Vila Cipa / Oficinas);

Horário: 19h30;

Entrada espontânea: 1 kg de alimento não perecível.

Confira a entrevista completa: